Em entrevista à 98 FM nesta quinta-feira (20), o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagens), Manoel Marques Dantas, revelou que o DER já realizou, nos últimos dois anos, seis operações tapa-buraco na avenida, mas que o asfalto se deteriora logo em seguida por causa da água servida proveniente das residências. Em virtude disso, Manoel Marques foi enfático e disse que não vai mais tapar buracos da Moema Tinoco (ouça o áudio) até que os órgãos competentes tomem as medidas necessárias para cessar e multar os moradores da região da UPA de Pajuçara que fazem ligações clandestinas de esgoto.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou por nota que já fez diversas operações ao longo da Av. Moema Tinoco em relação a água servida e que nos próximos dias vai estruturar um cronograma de fiscalização ambiental para orientar e notificar os moradores. Mas garantiu que o problema só será resolvido em definitivo quando a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) concluir a instalação da rede pública de coleta e tratamento de esgotos.
Veja na íntegra a nota:
“A Semurb já fez várias operações ao longo da Av. Moema Tinoco em relação a água servida. A fiscalização ambiental irá estruturar nos próximos dias, dentro do cronograma de fiscalizações, um novo trabalho para orientar e notificar os moradores da região. E se for o caso, fará a aplicação de multas para quem descumprir os termos dentro do prazo estabelecido. No entanto, esse problema só será resolvido em definitivo quando a CAERN concluir a instalação da rede pública de coleta e tratamento de esgotos.”.
A 98 FM entrou em contato com a CAERN solicitando um posicionamento da Companhia que informou que o o funcionamento do sistema só irá ocorrer em 2022, pois é a previsão da finalização da Estação de Tratamento de Esgoto Jaguaribe para recebimento do esgoto da zona norte. Solicitamos a informação sobre o percentual de conclusão da obra no momento, porém até às 17h de hoje (21), não obtivemos resposta.