Nesta segunda-feira (22), o mundo celebra o Dia da Água e renova as preocupações na conservação e preservação da riqueza que a terra oferece.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), mais de 100 milhões de pessoas no Brasil não contam com serviço adequado de tratamento de esgoto e 35 milhões não têm acesso ao serviço adequado de água tratada.
A Caern fará um seminário online. Já o Governo Federal vai celebrar o Dia Mundial da Água com o “Seminário das Águas Brasileiras”, em painéis virtuais com participação de representantes do governo, empresas e sociedade civil. As atividades serão de 22 a 24 de março. O objetivo é discutir sobre a importância e os desafios da revitalização das bacias hidrográficas e outros temas relacionados, de modo a garantir água em quantidade e qualidade necessárias para o desenvolvimento do Brasil.
A abertura do seminário virtual está marcada para segunda-feira (22), às 15h. As atividades continuam nos dias 23 e 24 de março e podem ser assistidas, sem necessidade de inscrição prévia, neste link.
O evento tem como público-alvo gestores federais, estaduais e municipais, organizações empresariais e da sociedade civil e pessoas engajadas com o tema da água para o desenvolvimento. Antes da cerimônia de abertura, será divulgado o Prêmio ANA 2020, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que reconhece o mérito de iniciativas que se destacaram pela excelência de sua contribuição para a segurança hídrica no Brasil em oito categorias: Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A data de comemoração foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na Resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993
*Com informações complementares do Governo Federal