antes-visualizacao-noticia

Fátima Bezerra também deve ficar com 2ª dose da Coronavac atrasada; no RN, já são 66 mil nessa situação

(Foto: Elisa Elsie/Governo do RN)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), deve entrar na próxima segunda-feira (3) no grupo de potiguares que estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Integrante do grupo de risco para a Covid-19 por causa da idade, Fátima Bezerra fará 66 anos em maio e está na fila regular para receber vacina.

Imunizada no dia 5 de abril, em Natal, com a 1ª dose da Coronavac, a governadora deveria receber a dose de reforço até o dia 3 de maio, obedecendo a um intervalo de 28 dias. Porém, por causa da escassez de vacinas, a dose deverá ser aplicada com atraso.

Dados divulgados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) mostram que, até o último dia 27 de abril, 66 mil pessoas estavam com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Quase todas elas (65.668) foram imunizadas com a Coronavac – o restante (974) recebeu a 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.

O número de atrasados tem aumentado diariamente porque faltam doses da Coronavac nos postos. Segundo o Lais/UFRN, o número deve passar de 150 mil na próxima semana – o que representaria cerca de 30% do total de pessoas que já receberam pelo menos a 1ª dose de alguma das vacinas.

Nesta quinta-feira (29), o Estado recebeu mais uma remessa de vacinas, mas vieram apenas 1.600 doses da Coronavac. A produção da vacina, no Instituto Butantan, de São Paulo, atrasou por causa de dificuldades na importação de matérias-primas. Não há previsão concreta para envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

As 1.600 doses da Coronavac serão repassadas aos municípios nesta sexta-feira (30). As prefeituras vão divulgar como vão utilizar o lote escasso, mas é provável que todas as doses sejam aplicadas ainda no fim de semana. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que vai retirar 400 vacinas da reserva técnica para fechar um pacote com 2 mil vacinas.

O Ministério da Saúde orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.

O ministério também diz que é “improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”. No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados “uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”.

Ampliação da faixa etária

Nesta quinta, a Prefeitura do Natal começou a vacinar contra a Covid-19 pessoas com 60 anos ou mais. A campanha continua com as doses disponíveis do imunizante de Oxford/AstraZeneca. A segunda dose da Coronavac continua aguardando a chegada de novas doses.

Em nota, “a prefeitura reforça que a vacina é segura e é a melhor opção para conter o avanço da doença e apela para que todos que estão dentro da faixa etária busquem um ponto de vacinação para se imunizar”.

Na capital potiguar, a vacinação está sendo realizada nas 35 Unidades Básicas de Saúde e nos seis drive thru disponibilizados pela Prefeitura (Arena das Dunas, no ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, UNP da Av. Engenheiro Roberto Freire). Com exceção da Arena das Dunas, todos os outros cinco contam com salas de pedestres.

Os drivers ficam abertos até às 16h, sem intervalo para almoço. Já as UBS funcionam das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h. Para se vacinar basta levar o comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacina.

A segunda dose da vacina de Oxford também está sendo aplicada normalmente.

fim-visualizacao-noticia