As forças de segurança do Rio Grande do Norte, em conjunto com órgãos federais, deflagraram nesta quinta-feira (12) a 2ª Fase da Operação Retomada I. A ação, que visa coibir a distribuição e venda ilegal de cigarros contrabandeados e falsificados, ocorreu na região metropolitana de Natal e em João Pessoa/PB.
Com a participação da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, DEICOR/Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de Natal, a operação cumpriu 14 mandados judiciais de busca e apreensão na Grande Natal e mais três na capital paraibana, onde as organizações criminosas também mantêm operações.
Ver no Threads
VÍDEOS: Habyner Lima
Na capital, a Prefeitura apoiou as ações por meio de fiscalização da Semsur e através da interdição de vias pela STTU.
Durante a ação, as equipes apreenderam caixas de cigarros ilegais, veículos, celulares, computadores, notebooks, documentos contábeis e agendas. Dos materiais apreendidos, os agentes destruirão os cigarros após o procedimento fiscal, e os demais itens passarão por análise para aprofundamento das investigações.
O crime de contrabando de cigarros tem pena prevista de até cinco anos de reclusão, além de multa. A venda ilegal desses produtos representa um risco à saúde pública e fomenta a prática de outros delitos contra a sociedade.
A Operação Retomada I reforça o compromisso das autoridades no combate ao comércio ilegal e na proteção da população contra produtos irregulares.