Por Redação
O deputado estadual Tomba Farias, do PSDB, cobrou ao Governo do Rio Grande do Norte a regularização dos repasses de verbas destinadas aos municípios do estado. De acordo com o deputado, a governadora Fátima Bezerra (PT) tem usado o dinheiro que seria destinado aos municípios para pagar o funcionalismo público.
Em 2019, o governo do estado firmou uma parceria com os municípios para repassar mensalmente, durante os anos de 2020 e 2021, valores que compensariam a perda de arrecadação dessas prefeituras após a implantação do Proedi, o programa de incentivos fiscais criado pelo governo para atrair empresas privadas para o estado. Segundo Tomba, seriam esses valores que a governadora do estado estaria deixando de repassar para as cidades.
“Ela (governadora) precisa devolver o dinheiro dos municípios. Ela está anunciando o pagamento de salários, mas quem estão pagando são os municípios, já que o governo não está repassando as verbas. Esse dinheiro está sobrando no caixa”, disse Tomba Farias à imprensa.
A equipe da 98 FM Natal entrou em contato com a assessoria do Governo do Estado pedindo uma explicação sobre as acusações feitas pelo deputado, mas, até o momento, não recebeu nenhuma resposta do executivo estadual. Em entrevista concedida ontem ao jornal Agora RN, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, disse que a dívida gira em torno de R$ 50 milhões e que os repasses entre agosto e dezembro de 2020 não foram efetuados devido ao aumento de despesas durante a pandemia da Covid-19.