Os indicadores da pandemia de Covid-19 vão continuar melhorando no Rio Grande do Norte nas próximas semanas e a tendência é que, em até um mês, as UTIs do Estado estejam sem pacientes acometidos da doença.
A previsão é do médico Albert Dickson, que acompanha o avanço do coronavírus no RN desde o início da pandemia e que realiza pesquisas sobre o assunto. Só no YouTube, onde publica vídeos sobre a doença e seu tratamento, o médico possui mais de 200 mil seguidores.
Para Albert Dickson, em 1 mês, as UTIs potiguares estarão zeradas. E ele acredita que a diminuição nas hospitalizações acontecerá graças ao sucesso da vacinação contra a Covid-19. As declarações foram dadas durante participação no quadro “Saúde em Dia”, do programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM Natal. VEJA O VÍDEO abaixo.
“Em 1 mês zera (a ocupação nas UTIs). Daqui a 1 mês vai zerar. A tendência é zerar. Anotem: o Brasil vai ser exemplo do mundo em vacinação. A logística de vacinação do governo é perfeita e a adesão da população também”.
Albert Dickson, médico
Redução nas hospitalizações
O Rio Grande do Norte iniciou a semana com menos de 100 pacientes com Covid-19 internados nas UTIs da rede pública de saúde. Dados da plataforma “Regula RN”, que monitora em tempo real a situação dos hospitais, mostram que, às 16h desta segunda-feira (9), as UTIs potiguares só registravam a presença de 98 pacientes internados. A taxa de ocupação está em 33%, com 203 leitos disponíveis.
Trata-se da menor ocupação do ano nas UTIs públicas. A última vez que o número de internados havia ficado abaixo de 100 foi em 29 de novembro de 2020, quando 98 pacientes estavam ocupando leitos críticos no Rio Grande do Norte.
O cenário também é mais favorável nos leitos de enfermaria. Segundo o “Regula RN”, há 60 pacientes internados nesse tipo de leito no Estado nesta segunda-feira, o que representa uma taxa de ocupação de apenas 17%.
Os números refletem a melhora da pandemia no Estado. Nas últimas semanas, tem despencado a procura por leitos na rede pública de saúde. Neste domingo (8), por exemplo, o sistema recebeu 20 pedidos de leitos em todo o Rio Grande do Norte.
A média diária de pedidos caiu pela metade em um mês. Neste domingo, ficou em 25 pedidos por dia, contra 49 registrados em 9 de julho. Um mês antes (9 de junho), a média estava em 107 pedidos por dia.
Números da internação
98
Pacientes internados nas UTIs públicas
199
Leitos de UTI disponíveis na rede pública
33%
Taxa de ocupação de leitos de UTI nesta segunda-feira
60
Pacientes internados em leitos de enfermaria
25
Média diária de solicitações de leitos
Números da vacinação
1.706.719 (64% da população adulta)
Receberam 1ª dose de Oxford/Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac
661.319 (25% da população adulta)
Receberam 2ª dose de Oxford/Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac ou dose única da Janssen
Fonte: Localiza SUS, Ministério da Saúde
Veja vídeo do quadro “Saúde em Dia” desta segunda-feira: