Assista ao vivo

No limite, clubes de futebol do RN querem volta das atividades

Clubes aguardam autorização para retomada das atividades do futebol no RN. Foto: Divulgação

Aos poucos os Estados começam a flexibilizar ações de isolamento social que foram impostas para controlar o avanço do coronavírus.

Conforme o Diário do Nordeste, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, durante live na quinta-feira (28), o plano de retomada econômica, que se inicia dia 1º de junho com uma fase de transição.

Os treinamentos dos times profissionais de futebol que estão no Campeonato Cearense (Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Atlético, Barbalha, Guarany de Sobral, Pacajus e Caucaia) estarão na fase de transição do plano, que terá início a partir do dia 1º de junho, próxima segunda-feira.

Segundo informado pelos presidentes de Ceará e Fortaleza, os jogos de futebol devem acontecer após 30 dias de treinamentos de pré-temporada. O trabalho visa evitar lesões durante a sobrecarga de jogos.

Atletas que praticam esportes individuais também foram liberados para voltar a treinar.

Goiás

Goiás e  Atlético GO já têm data para voltar aos treinamentos. Depois de uma liberação por parte da Prefeitura de Goiânia, os dois clubes da Série A já confirmaram que retomarão as atividades na próxima segunda-feira, dia 1º de junho.

Na última quarta-feira  (27), a Prefeitura de Goiânia confirmou, através de uma nota oficial, a “retomada controlada do comércio e atividades não essenciais com critérios sanitários e regras para evitar o contágio da população pelo novo coronavírus”— entre elas os treinos de futebol.

Rio de Janeiro

Clubes da Série A do Estadual do Rio de Janeiro desenharam um planejamento inicial para que a competição seja retomada no dia 14 de junho. O tema foi discutido com o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) em reunião no domingo (24), no RioCentro.

O encontro não contou com as presenças de representantes de Botafogo e Fluminense, contrários à volta das atividades neste momento.

Sergipe projeta o retorno das atividades para 28 de junho. Segundo Hyago Costa, presidente do Confiança, durante entrevista ao Canal Fox

” Eu acho que nesse mês de maio não é bom para o retorno, mas a data de 28 de junho, apresentada pelo presidente da Federação para iniciar o Estadual, seria o ideal. A CBF apresentou um protocolo muito bom para os clubes, para a Federação”.

Rio Grande do Norte

Suspenso em 17 de março,  no meio da 4ª rodada do returno, com duas partidas já realizadas e duas por fazer, a competição era liderada pelo ABC com 9 pontos em três jogos disputados.

Ainda faltam 11 jogos para saber quem avança para a final do segundo turno. Lembrando que se o ABC, vencedor da Copa Cidade do Natal conquistar os dois turnos se sagra campeão potiguar antecipadamente. Com a paralisação, ABC e Globo lideram o segundo turno com 9 pontos conquistados, mas na classificação geral o Alvinegro vem em primeiro com 29 pontos e o América vem logo em seguida com 26. O  time com o menor índice técnico no somatório dos dois turnos (classificação geral) cai para a segunda divisão do Campeonato Potiguar. Hoje quem desceria seria o Palmeira, que até agora só somou 6 pontos.

Leia também:

EXCLUSIVO! Presidente diz que América “já passou do limite” e fala medidas drásticas

Presidente da FNF participa de vídeo conferência com a CBF

Isolamento social

No Rio Grande do Norte, o decreto de isolamento social segue até o próximo dia 4 e vem sendo acompanhado pelo médico Antônio Araújo, que lidera Comissão Médica da FNF para tratar com o Governo a flexibilização das atividades de futebol.

Ontem (28) o presidente da federação, José Vanildo, participou de vídeo conferência com a CBF onde ficou claro que “a Federação tem total liberdade e autonomia para se reunir com os clubes e resolver o que for melhor para finalizar a competição dentro de campo. Neste encontro com os dirigentes, nós apresentamos nossas dificuldades econômicas e dos filiados para a volta dos jogos estaduais. O Pleito será levado de forma oficial para CBF.”

Clubes querem voltar

ABC e América, rivais históricos dentro de campo, estão juntos fora dele, sobre a necessidade de retornar às atividades do futebol.

No América, o presidente Leonardo Bezerra, afirmou no Tocando a Bola da 98, que “nenhuma atividade no mundo aguenta dois, três meses só com despesa e sem receita nenhuma. Realmente o América está com água pelo pescoço. A partir do dia 4  se não voltarmos eu convoco reunião emergencial com o Conselho Deliberativo para tomarmos medidas drásticas para no futuro, o América não se acabar”.

Bira Marques, presidente do ABC, também mostra-se preocupado e defende que só com a volta das atividades do futebol o clube tem possibilidade de voltar a respirar. Enquanto isso não acontece, o dirigente segue trabalhando junto com a Comissão criada para definir a venda de parte do patrimônio para quitar dívidas astronômicas do alvinegro.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com