O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a partir desta terça-feira (3) a fase de experiência do projeto-piloto de perícias médicas online. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, “não se trata do início do serviço, mas, sim, de uma experiência-piloto”. A experiência terá duração até o dia 31 de dezembro.
A secretaria também afirmou que ainda vão ter outras etapas que envolverão outros órgãos, como TCU (Tribunal de Contas da União), CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal) e DPU (Defensoria Pública da União), para avaliação dos resultados.
Até o dia 27 de outubro, 130 mil segurados estavam com atendimento pericial agendado. Segundo o órgão, atualmente, 356 agências do INSS realizam perícias médicas, com um total de 1.210 peritos em atendimento presencial. Do dia 14 de setembro, data que as agências começaram a reabrir gradualmente, até o dia 27 de outubro, foram realizadas 205 mil perícias em todo o país.
O retorno dos peritos foi somente a partir do dia 25 setembro, após impasse com a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), que questionava as medidas de segurança contra a covid-19.
Segundo o protocolo da experiência-piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina, durante o período de experiência, o procedimento é destinado para um grupo restrito de pessoas. São para os segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS para requerimento de auxílio por incapacidade temporária para o trabalho e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto.
Fonte: Portal Grande Ponto