A PF deflagrou, hoje, a Operação BAL MASQUÉ com o objetivo de apurar supostas ilegalidades na compra de material médico-hospitalar descartável (máscaras, toucas e aventais), pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura do Recife.
Os recursos, provenientes do SUS/Ministério da Saúde, para fomento de ações de combate ao COVID-19 na cidade, na monta de aproximadamente R$ 15 milhões de reais, foram usados para compras de equipamentos através de dispensa de licitação.
A Operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, sendo 9 no Recife e 2 em Jaboatão dos Guararapes, além afastamento da função pública do Diretor Financeiro da Sec. de Saúde da Pref. do Recife. A ação contou com a participação de 50 policiais federais e 4 servidores da CGU.
Os levantamentos indicam aparente contratação de empresa de fachada, sem capacidade técnica para honrar os contratos. A PF realizou diligências que confirmaram a ocorrência de pagamentos por itens não entregues, estimando-se um prejuízo ao erário de aproximadamente R$ 7 milhões.
Fonte: Twitter Polícia Federal