
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para aceitar a denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado, o que transforma o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados em réus numa ação penal.
A Primeira Turma do STF decidiu tornar réus os oito denunciados. Como é formada por cinco dos 11 ministros do Supremo, três votos são suficientes para fazer o caso avançar. Agora, o tribunal iniciará a ação penal que poderá condenar ou absolver o ex-presidente e os demais acusados.
Como é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes se pronunciou primeiro. Ele levou cerca de uma hora e meia no voto. Ele destacou os indícios de crime e materialidade levantados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) com relação ao ex-presidente e sete aliados.
Flávio Dino e Luiz Fux seguiram Moraes integralmente em falas rápidas. “No dia 1º de abril de 1964 também não morreu ninguém. Mas centenas e milhares morreram depois. Golpe de Estado mata”, afirmou Flávio Dino em seu voto. “Necessito receber a denúncia para me aprofundar nas minhas questões levantadas”, seguiu Fux.
Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que é o presidente.
Fonte: UOL