Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo à Base Aeréa de Natal, em Parnamirim, na tarde desta terça-feira (22). Informações preliminares apontam que a aeronave era ocupada apenas pelo piloto, que teria conseguido ejetar-se antes da queda. O avião era um caça Northrop F-5 Tiger II.
A aeronave de matrícula FAB4866 participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, a Cruzex, que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina e que em novembro receberá aeronaves e pilotos de vários países.
Relatos iniciais indicam que, logo após a decolagem, o caça apresentou problemas nos motores, com vídeos registrando chamas saindo da aeronave. O piloto teria conseguiu se ejetar antes do impacto da aeronave com o solo, o que resultou em uma grande explosão e muita fumaça.
O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte está com equipes para conter fogo na vegetação para conter o derramamento de óleo. O Corpo de Bombeiros também confirmou que o fogo na área onde o avião caiu já foi contido pela equipe de plantão da própria FAB.
O aviador já foi resgatado por uma aeronave Airbus H225M Caracal da FAB e, ainda segundo informações iniciais, está bem. Ele teria reportado fogo no motor logo após a decolagem.
O que é Cruzex
A Cruzex (Cruzeiro do Sul Exercise) 2024 é o maior exercício aéreo multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento visa simular cenários de guerra complexos, proporcionando treinamento conjunto entre diversas forças aéreas. Para a edição de 2024, estão confirmados nove países com participações inéditas de Paraguai e Portugal.
Outros países, como Estados Unidos, Argentina e Chile, também estarão presentes com caças e aeronaves de transporte e reabastecimento, enquanto nações como Alemanha, Suécia e África do Sul participarão como observadores