antes-visualizacao-noticia

98FM/DataVero: Lula segue como maior cabo eleitoral do RN. Já pedido do prefeito não faz diferença para a maioria

Candidato do PT a presidente, Lula é maior cabo eleitoral do RN - Foto: Ricardo Stuckert / PT

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, segue sendo o maior cabo eleitoral do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa 98FM/DataVero divulgada nesta terça-feira (20).

De acordo com a pesquisa, 35,3% dos potiguares atenderiam a um pedido do ex-presidente e votariam em quem ele indicasse para o Governo do Estado. Um pedido para o Senado seria atendido por 33,8%.

No RN, Lula apoia Fátima Bezerra (PT) para o Governo do Estado e Carlos Eduardo (PDT) para o Senado.

Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à reeleição, teria um pedido atendido por 19,7% dos potiguares, no caso do Senado, e por 19,5%, no caso do Governo do Estado. No RN, Bolsonaro apoia Rogério Marinho (PL) e Fábio Dantas (Solidariedade), respectivamente.

Apesar disso, 35,3% responderam à pesquisa que não atenderiam a pedidos de presidenciáveis na eleição.

Apoio dos prefeitos

A influência dos prefeitos sobre a escolha dos eleitores na próxima eleição aumentou no intervalo de um mês, segundo a pesquisa 98FM/DataVero. Apesar disso, a grande maioria dos eleitores ainda diz ignorar o pedido de voto do prefeito na hora de escolher um candidato ao Governo do Estado e ao Senado.

De acordo com o levantamento, o percentual de eleitores que dizem atender a um pedido do prefeito da sua cidade na disputa para o Governo do Estado saiu de 20,15% em julho para 24,51% em agosto e agora está em 24,9%. Apesar disso, 68,1% ainda afirmam que não atenderão ao pedido necessariamente. 7% não sabem ou não responderam.

Para o Senado, a influência dos prefeitos saiu de 20,82% em julho para 25,49% em agosto e agora está em 25,5%. Mas 66,7% responderam que não atenderiam. Nas duas pesquisas, 9% afirmaram que não sabem ou não responderam. 7,8% não sabem ou não quiseram responder.

Dados

A pesquisa DataVero foi contratada pela rádio 98 FM. Foram 1.520 entrevistas entre os dias 15 e 18 de setembro em 41 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral antes mesmo do início do campo. Os protocolos são: RN-04242/2022 e BR-06960/2022.

fim-visualizacao-noticia