antes-visualizacao-noticia

Caso Gal Costa: entenda quem são e o que querem os principais personagens da história

Wilma Petrillo e Gabriel, filho de Gal — Foto: Reprodução

Em entrevista ao “Fantástico” neste domingo (31), o filho de Gal Costa, Gabriel, e Wilma Petrillo, empresária da cantora (que afirma também ser viúva da baiana), trocaram acusações. Gabriel pede na Justiça a exumação dos restos mortais da mãe e nega que ela e Wilma viviam como esposas. Wilma, por sua vez, disse que Gal era sim sua companheira e afirmou que Gabriel está sendo manipulado pela namorada, que é 30 anos mais velha.

Gabriel não é o único a entrar na Justiça contra Wilma. A empresária também é acusada por primas de Gal de coagir a cantora a anular um testamento.

Veja abaixo quem são os principais personagens dessa história e o que cada um deles quer:

Gabriel
Filho de Gal, Gabriel tem 18 anos e foi adotado pela cantora aos dois anos de idade, em 2007. Quando a mãe morreu, tinha 17 anos. Após atingir a maioridade, Gabriel entrou na Justiça contestando que Gal e Wilma tivessem uma união estável. Inicialmente, ele testemunhou que ambas viviam como esposas atendendo a um pedido de Wilma. “Ela falou para mim que era para cuidar da gente, para me ajudar. Só que, na verdade, era para ela provar que tinha alguma coisa com a minha mãe e ter os 50% da herança”, disse ele ao “Fantástico”.

Gabriel também pede a exumação do corpo da mãe, pois afirma que há “dúvida razoável” sobre a causa da morte. No atestado de óbito, consta como causa da morte de Gal “infarto agudo do miocárdio, neoplastia maligna de cabeça e pescoço”. Segundo a ação movida por Gabriel, “o fato de haver sinais de tumor maligno” (neoplastia) “não é causa mortis”, mas pode ser considerado “circunstância correlata ao falecimento” após “devida aferição apropriada (por autópsia)”. Gabriel também questiona a decisão de Wilma de enterrar sua mãe em São Paulo e não no Cemitério São João Batista, no Rio, onde a cantora possuía um jazigo.

Wilma
Empresária de Gal, afirma ter vivido em união estável com a cantora durante 24 anos. A Justiça reconheceu a relação entre as duas, tornando Wilma herdeira da baiana. Gabriel, porém, afirma que as duas já não eram um casal havia muito tempo. Wilma foi alvo de diversas denúncias na imprensa relativas a episódios de assédio moral, ameaças e golpes financeiros em Gal.

Em entrevista ao “Fantástico”, ela disse que mantinha uma relação harmoniosa com Gal e defendeu a decisão de enterrá-la em São Paulo. “Ela gostava de São Paulo. Gostava mais do que eu. Ela era da minha família. Ela está num jazigo que é da minha família”. É madrinha de Gabriel e foi guardiã temporária dele após a morte da cantora.

Primas de Gal
Verônica Silva e Priscila Silva, primas da cantora, acionaram a Justiça de São Paulo solicitando que um testamento feito pela baiana em 1997 volte a ter validade jurídica. Elas afirmam que Gal foi coagida por Wilma a revogar o documento em 2019.

O testamento previa que o patrimônio da cantora fosse usado para criar a Fundação Gal Costa de Incentivo à Música. A gestão da fundação ficaria a cargo de cinco primas da cantora, incluindo Verônica e Priscila. Segundo Vanessa Bispo, advogada de Wilma, Gal não tinha contato com as primas.

Namorada de Gabriel
Na entrevista ao “Fantástico”, Wilma afirmou que Gabriel é manipulado por sua namorada, uma mulher 30 anos mais velha. Segundo a empresária, ela é mãe da ex-namorada de Gabriel. “Ela está a fim de que o Gabriel seja herdeiro e ela administre os bens dele”, disse. Wilma disse que não sente raiva de Gabriel porque acredita que ele está sendo influenciado por essa mulher, cujo nome não foi divulgado. Gabriel negou as acusações de Wilma.

Fonte: O Globo

fim-visualizacao-noticia