antes-visualizacao-noticia

Centro fará mutirões de castrações em gatos

Fonte: Tribuna do Norte

O Centro de Controle de Zoonoses de Natal fará mutirões periódicos para castração de felinos (gatos) machos, a partir de quatro meses de idade, nos dias 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro de 2019, através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina Veterinária, e voluntários da Universidade Potiguar. O procedimento é realizado para animais que já estão cadastrados no site da Prefeitura do Natal.

Este ano, já foram 229 animais castrados pela Secretaria Municipal de Saúde. O último Mutirão de Castração animal do ano ocorreu no domingo (7), na sede do CCZ, localizada na zona Norte da capital, quando 108 gatos machos passaram pelo procedimento, que é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para humanos.

Essa foi a terceira ação do tipo realizada pelo Centro de Zoonoses no ano e as castrações serão continuadas no decorrer do ano. Para selecionar os animais que serão esterilizados, o Zoonoses escolhe os tutores que estão cadastrados em um sistema disponibilizado pelo órgão, voltado para pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no CRMV. O objetivo do trabalho de esterilização animal é o controle da população de felinos errantes e redução dos casos de esporotricose. 

O cadastro, que está sendo feito pela internet pode ser realizado por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais, sendo que apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.

fim-visualizacao-noticia