antes-visualizacao-noticia

Cidade do Oeste potiguar é considerada a mais violenta do Brasil, segundo ranking mexicano

Caso em Rafael Fernandes, no Alto Oeste potiguar, é invetigado pela Polícia Civil - Foto: Reprodução
Mossoró registrou quase uma morte violenta a cada dois dias - Foto: Reprodução

A cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, aparece como a primeira cidade mais violenta do Brasil em ranking divulgado pela pela organização não governamental mexicana Seguridad, Justicia y Paz (Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal). O levantamento foi divulgado na segunda-feira (20) e traz as 50 cidades mais violentas do planeta.

Mossoró ocupou a 11ª posição na lista das 50 cidades com mais assassinatos por 100 mil habitantes do Mundo em 2022, sendo o município brasileiro com maior destaque negativo. De acordo com o estudo da Seguridad, Justicia y Paz, a cidade registrou 167 homicídios em todo o ano de 2022, o que corresponde a quase uma morte violenta a cada dois dias.

Natal, que também apareceu na lista na posição 28ª do Mundo e na 6ª entre as brasileiras, teve uma taxa de 45,06 homicídios por 100 mil cidadãos.

O Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Para o levantamento, a ONG mexicana utiliza dados da taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

O Brasil tem dez cidades no ranking, a maioria sendo da região Nordeste. Das 50 cidades, 17 são no México, dez no Brasil, sete nos Estados Unidos, seis na Colômbia, quatro na África do Sul, duas em Honduras, uma em Porto Rico, uma no Haiti, uma em Equador e uma na Jamaica. Os dados são referentes ao ano de 2022.

fim-visualizacao-noticia