antes-visualizacao-noticia

Confusão na UF: segurança é acionada para conter confusão por causa do uso de máscaras

Confusão da UFRN. Foto: Reprodução/Novo Notícias.
Confusão da UFRN. Foto: Reprodução/Novo Notícias.

Um aluno e um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se envolveram em uma polêmica, na noite desta quinta-feira (7), no Departamento de Comunicação Social (Decom).

De acordo com alunos presentes e relatos nas redes sociais, um estudante do curso de jornalismo identificado como Marcelo Nascimento não quis fazer uso da máscara, item de proteção exigido para poder frequentar a universidade.

Ao ser abordado pelo docente do curso Daniel Dantas Lemos, que não aceitou o descumprimento do aluno e pediu que ele colocasse a máscara, uma discussão foi iniciada entre o aluno e o professor.

Marcelo teria alegado que não iria usar seguindo os decretos estadual e municipal que desobrigam o uso da máscara. E disse “a UFRN não é outro país”.

Até a segurança patrimonial do Campus foi acionada. O Professor então decidiu encerrar a aula e comunicar o ocorrido à chefia do departamento de Comunicação Social, ao qual o curso de jornalismo está vinculado.

O aluno informou que o professor teria sido “truculento” e não soube abordá-lo de forma correta.

Daniel Dantas Lemos contou à agência Saiba Mais que chegou a receber ameaças de morte em grupos de whatsapp de alunos. O docente é conhecido por se envolver em polêmicas envolvendo alunos do curso.

O que diz a UFRN?

Apesar ds decretos estadual e municipal, a assessoria de comunicação da UFRN, emitiu uma nota enviada à imprensa, esclarecendo os protocolos de biossegurança da universidade. Veja instrução normativa, aqui.

“O Supremo Tribunal Federal reconheceu que as universidades federais têm autonomia para decidir sobre medidas a serem adotadas para as atividades presenciais. O Protocolo de Biossegurança da UFRN, que está na terceira versão, prevê o uso de máscaras e passaporte vacinal. Logo que foi publicado o decreto do Governo do Estado do RN, que faculta o uso de máscaras de proteção facial, o Comitê COVID-19 da UFRN foi consultado. Uma nova atualização do Protocolo dependerá de posicionamento do Comitê”.

fim-visualizacao-noticia