Deputado flagra superlotação no hospital Walfredo Gurgel após Governo falar em corredores vazios

Deputado estadual Adjuto Dias (MDB) flagrou um cenário de superlotação no hospital Walfredo Gurgel na noite da última segunda-feira. Foto: Reprodução

O deputado estadual Adjuto Dias (MDB) flagrou um cenário de superlotação no hospital Walfredo Gurgel na noite da última segunda-feira (7). O parlamentar disse ter contabilizado pelo menos 35 pacientes ocupando leitos improvisados em macas nos corredores da unidade.

Um vídeo com a ação de fiscalização foi publicado por Adjuto Dias nesta terça-feira (8) nas redes sociais. Nas imagens, ele mostra a superlotação e diz que o cenário desmente a propaganda oficial do Governo do Estado, que tem divulgado o esvaziamento do hospital após a abertura da barreira ortopédica em Macaíba.

Ver no Threads

“A gente esteve aqui, andamos nas diversas alas e corredores do hospital, verificamos pacientes ainda esperando em macas e também muitas vezes em situação desumana, com mais de 24 horas esperando em um corredor”, contou Adjuto, após a visita.

Ele disse que a visita vai gerar um relatório, que será encaminhado à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) para tomada de providências.

“Mas o objetivo principal desse vídeo é mostrar à população que aquilo que você vê na propaganda do governo é muito diferente da realidade que os pacientes encontram aqui no hospital Walfredo Gurgel”, afirmou o parlamentar do MDB.

O que diz o Governo

Em publicação nas redes sociais, o diretor-geral do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, afirmou que a conduta do deputado Adjuto Dias é “vergonhosa”. Segundo o diretor, o deputado “deixou anoitecer e esperou a direção sair da unidade e chegar o horário de pico para fazer a visita”.

Ver no Threads

Geraldo Neto diz, ainda, que durante os últimos doze meses em que ele esteve à frente da direção do hospital, nunca recebeu uma visita de Adjuto Dias buscando contribuir com a gestão da unidade. “Aí agora, com a eleição se aproximando, Adjuto resolve levantar do barro, tirar a poeira e quer mostrar serviço? Me poupe!”, afirmou o diretor-geral.

Em um vídeo, Geraldo Neto falou também que o período entre 17h30 e 20h é o horário de pico do Walfredo Gurgel e que, nos últimos dias, o hospital recebeu dezenas de casos de pacientes com fratura exposta, mas que a situação já melhorou.

“Mentira a gente desmonta com verdade. Vai ficar feio (para o deputado), porque os corredores seguem vazios revelando a alta capacidade de resposta, eficiência e força do Walfredo Gurgel. Você passar no dia anterior, encontrar 37 pacientes no corredor e, no dia seguinte, não encontrar 50% disso mostra o que eu estou falando”, declarou Geraldo.

Já a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) declarou que, “eventualmente, o Walfredo pode passar por episódios de pressão no atendimento porque segue sendo a maior porta de urgência e emergência do SUS no RN”.

Imagens do Hospital Walfredo desta quarta-feira (9). Foto: Sesap

“Mas as equipes estão sempre de prontidão. O hospital segue dando a resposta de alta qualidade para os casos mais graves e as pessoas que chegam até a unidade são rapidamente acolhidas e atendidas. No caso do fim de semana, a título de exemplificação, foram recebidos mais de 40 casos apenas de fratura exposta”, declarou a pasta.