Deputados estaduais de oposição reagiram nesta quarta-feira (6) ao pacote de projetos enviados pelo Governo Fátima para a Assembleia Legislativa que preveem, entre outros pontos, aumento na cobrança do ICMS e do IPVA. Pelo menos três parlamentares fizeram duras críticas às propostas: Coronel Azevedo (PL), Cristiane Dantas (Solidariedade) e Luiz Eduardo (Solidariedade).
Relator do projeto de Orçamento de 2025, Luiz Eduardo afirmou que, se aprovado, o pacote vai “pesar no bolso do contribuinte e do trabalhador”. “Se esse objetivo for atendido, quando o consumidor for lá na prateleira, ele vai ter o poder de compra menor. Vai comprar menos mercadoria. Vai ser um aumento (nos preços), mais ou menos, de 15% a 16%”, afirmou o parlamentar.
Luiz Eduardo criticou, ainda, a gestão financeira do Estado. “É um governo que só pensa em aumentar imposto. É um governo que não se preocupa em cortar gastos. É um governo que vai, mais uma vez, saquear o bolso do norte-rio-grandense para pagar a sua irresponsabilidade administrativa, para cobrir rombo por falta de capacidade administrativa. Infelizmente, é um governo que não pensa na população do Rio Grande do Norte e só pensa em cobrar imposto”, enfatizou.
Cristiane Dantas ponderou que é necessário debater o tema com profundidade. “Nós não sabemos quando essas matérias irão a plenário para votação, mas nós estamos nos articulando aqui enquanto bancada de oposição para conversarmos com os deputados e ver todo o impacto que vai ser causado a toda a população”, registrou.
O deputado Coronel Azevedo foi mais enfático. “Nosso interesse é transformar o Estado do Rio Grande do Norte em um lugar que permita atrair investidores. O Estado tem que ser mais competitivo. Na hora que ele cria mais impostos ou aumenta os existentes, isso dificulta a implantação de novas empresas. As únicas obras do Governo têm sido criar ou aumentar impostos. Não estou antecipando nenhum tipo de voto, porque a gente não leu no detalhe, mas por si só já é preocupante. Qualquer iniciativa de aumentar tributos é preocupante”, destacou.
Ele ainda comparou a gestão da governadora Fátima Bezerra à do presidente Lula, ambos do PT. “Seis anos que Fátima está no poder, e nenhum carro comissionado foi excluído. Não houve redução da despesa com recursos humanos, só aumento de cargo. Fátima vai no caminho de Lula: gastando sem pudor e buscando tirar do contribuinte através de aumento de impostos”, finalizou.
Publicado por @98fmnatalVer no Threads