Detran realiza mutirões de testes práticos de direção em Natal, Parnamirim e mais 27 cidades

Testes de direção serão levados para o interior do RN - Foto: Detran / Reprodução
Testes de direção serão levados para o interior do RN - Foto: Detran / Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza neste mês uma sequência de mutirões de testes práticos de direção veicular em Natal e Parnamirim para candidatos à Carteira de Habilitação (CNH). Os mutirões ocorrem nos dias 12 e 13, em Natal; e 26 e 27, em Parnamirim, com vagas para as categorias A, B, C, D e E.

Além dos mutirões, a equipe de examinadores do Detran também seguirá pelo interior do RN para aplicar o cronograma de exames itinerantes em outras 27 cidades.

O coordenador de Habilitação do Detran, Rodrigo Fernandes, informa que serão 450 vagas para cada dia de exames nos mutirões de Natal e Parnamirim e aproximadamente 3,5 mil vagas para os exames itinerantes no interior. As vagas estarão abertas a partir da próxima terça-feira (9).

Para garantir uma das vagas no mutirão de Parnamirim e nos exames itinerantes do interior, os candidatos precisam procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde fizeram o processo de Habilitação e fazer a inscrição antecipadamente.

Já para quem deseja participar do mutirão de Natal, o Agendamento antecipado deve ser feito pelo Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br). Ao clicar no botão “Agendamentos”, o candidato escolhe a opção “Habilitação”, e seleciona “Mutirão CNH”. É necessário indicar a categoria de Habilitação pretendida, marcar o local de atendimento como “Sede – Setor de Habilitação” e agendar para um dos horários disponibilizados.

No interior do Estado, os municípios de Arez, Goianinha, São José de Mipibu, Canguaretama, Nova Cruz e Extremoz foram os contemplados nesta primeira semana do mês. O calendário segue ainda por Macau e João Câmara (8/07), Assú e Angicos (9/07), Assu e Lajes (10/07), Caicó (11/07), Patu e Alexandria (15/07), Pau dos Ferros (16/07), São Miguel e Umarizal (17/07), Apodi (18/07), Caraúbas (19/07), São Paulo do Potengi (24/07), Santa Cruz (25/07), Lagoa Nova e Cerro Corá (29/07), Acari e Currais Novos (30/07), Jaçanã e Parelhas (31/07).

A prova prática de direção veicular é exigida na última fase para tirar a CNH, sendo aplicada para quem está apto nos exames médico, psicológico e teórico, e que concluiu as aulas teóricas e práticas. Quem deseja ser aprovado no teste de volante, não pode cometer falta eliminatória e a soma dos pontos negativos deve ser menor que três.

Segundo levantamento do setor de Estatística do Detran, nos cinco oito meses deste ano foram aplicados no Rio Grande do Norte 28.485 exames práticos de direção veicular, atingindo uma média mensal de 5.697 exames. A previsão da Coordenadoria de Habilitação é que neste mês, com os mutirões, sejam realizados 9.000 testes.