antes-visualizacao-noticia

É mais fácil Moro ir ao 2º turno contra Lula do que contra Bolsonaro, aposta Álvaro Dias

O líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias. Foto: Agência Senado

Da redação da 98 FM

O líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias, disse nesta segunda-feira (29), em entrevista à 98 FM Natal, que considera mais provável que Sérgio Moro (Podemos) vá ao segundo turno das eleições presidenciais contra o ex-presidente Lula (PT) do que contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) – os dois que atualmente lideram as pesquisas.

Na avaliação do senador, que disputou a Presidência em 2018 e ficou em 9º lugar, Moro poderá captar votos tanto da “extrema esquerda” quanto da “extrema direita” e que, no cálculo eleitoral, é mais possível que o pré-candidato do Podemos tome o lugar de Bolsonaro em um eventual 2º turno.

“Não é questão de preferência, mas questão de lógica. Pelo que eu sinto, pelo que eu vejo, é mais fácil destronar Bolsonaro no segundo turno e disputar com Lula do que o contrário”, afirmou o senador.

Para Álvaro Dias, 2022 poderá ser uma repetição de 2018 em alguns aspectos, especialmente o da polarização, mas com alguma vantagem para Moro sobre os dois principais adversários.

“O que vai ocorrer nessa eleição é repetição do que ocorreu em 2018. Nas eleições de 2018, houve polarização, confronto da extrema esquerda com a extrema direita. Os que estavam ao meio foram dizimados. Nesta eleição do ano que vem, seremos a repetição desse fenômeno, com uma alteração. Em vez de dois, teremos três. Há uma decepção muito grande em relação à extrema esquerda e há decepção muito grande em relação à extrema direita. Há possibilidade de cooptação de votos tanto da direita quanto da esquerda a favor do candidato de centro, que seria Sérgio Moro”, avaliou.

Ele complementa o cenário: “Sérgio Moro crescendo para destronar um dos dois e, pela lógica, mais provavelmente Bolsonaro para uma disputa de segundo turno com o PT. Os outros candidatos, desaparecendo”.

fim-visualizacao-noticia