O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quinta-feira (29) que eleitores poderão comprar bebida alcoólica no dia da eleição, no próximo domingo (2). Para isso, no entanto, o eleitor deverá apresentar comprovante de votação e documento oficial com foto. Ou seja, a venda só está autorizada para quem já votou. A medida é inédita no Estado.
O pedido de flexibilização foi feito pela Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel). O Governo do RN acatou o pedido da entidade, elaborado com apoio do escritório de advocacia Morquecho & Coque, com o compromisso do setor de ajudar na orientação e cobrar comprovante de votação.
A restrição vai valer das 6h ás 17h do domingo.
“A medida visa evitar que algum eleitor vá exercer o voto após ingerir bebidas alcoólica e foi adotada após diálogo entre o Gabinete Civil a Secretaria de Segurança Pública, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação dos Supermercados (Assurn), que deverão orientar os seus representados. Em caso de inobservância a esta regra, as forças de segurança conduzirão o infrator e o gerente/responsável pelo estabelecimento à unidade de Polícia Judiciária para realização dos procedimentos legais previstos”, afirma nota do governo.