antes-visualizacao-noticia

ENEM: só dez estudantes tiraram 1000 na redação; adivinha quantos são do nordeste?

Entre os dez alunos com nota mil na redação do ENEM, sete são mulheres nordestinas

ENEM: só dez estudantes tiraram 1000 na redação - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
ENEM: só dez estudantes tiraram 1000 na redação - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ao todo, dez estudantes alcançaram a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Desses dez alunos, sete são nordestinas. O resultado foi divulgado no dia 9 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

O tema da redação de 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, tema considerado fácil para os padrões da prova. Contudo, o Enem lista cinco competências que devem ser levadas em consideração para o alcance de nota máxima.

São elas:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa

2) Compreensão da proposta de redação

3) Seleção e organização das informações

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos

A prova de redação também tem caráter eliminatório e tem nota de corte de 300 pontos. Poucos conseguem a nota máxima, e a cearense Cássia Caroline Aguiar, 18, foi uma dos dez estudantes que alcançaram o feito.

Resultados divulgados com antecedência

Os resultados individuais do Enem 2021 foram disponibilizados, na página do participante, em 9 de fevereiro, dias antes do previsto.

Por meio de nota, o Inep informou que os demais dados finais da aplicação e as médias de desempenho em cada área do conhecimento serão divulgados nos próximos dias. Mais informações oficiais sobre o Enem podem ser visualizadas no portal do Instituto.

Representatividade feminina

Por enquanto, todas as estudantes (que se tem conhecimento) que tiraram 1.000 na redação são mulheres. Dessas, sete são nordestinas dos Estados: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia.

Na opinião da professora doutora Mônica Magalhães Cavalcante, a diminuição das notas mil no Enem, em relação aos anos anteriores, ocorreu devido ao pouco aprofundamento dos estudantes em questões sociológicas, políticas e educacionais.

2019: 53 redações nota 1.000
2020: 28 redações nota 1000

Além dessa inexperiência dos estudantes, para a professora a pandemia de Covid-19, nos últimos dois anos, impactou a economia do país, juntamente com modalidade de ensino. Consequentemente, segundo ela, as relações sociais e os condicionamentos psicológicos de professores e alunos foram prejudicados.

Confira a lista de estudantes nota 1.000 na redação do Enem 2021:

  • Giovanna da Silva Gamba Dias, 19 anos (PE);
  • Daiane Souza, de 20 anos (PE);
  • Fernanda Quaresma, 20 anos (PE);
  • Alice Souza, 18 anos (BA);
  • Cássia Caroline Aguiar, 18 anos (CE);
  • Evely Aparecida Silva, 20 anos (RN);
  • Yasmin Magrine, 19 anos (MG);
  • Rafaella Frutuoso, 22 anos (RJ).

O tema da redação de 2021

Conforme a ex-corretora Mônica Magalhães Cavalcante, o estudante precisa conhecer as expectativas de produção e correção da Redação Estilo Enem – que se diferencia de outros vestibulares. Praticar continuamente a redação de textos dissertativo-argumentativo. Ler e se atualizar com frequência sobre acontecimentos de cunho social, político, científico e cultural para ter conhecimentos de outras áreas, bem como desenvolver uma argumentação consistente que defenda um ponto de vista sobre a frase temática exigida na proposta de redação.

O tema da prova de 2021 envolve três aspectos essenciais à discussão:

1. A invisibilidade social;

2. O registro civil;

3. A garantia de cidadania.

Dessa forma, o estudante tinha a tarefa de articular esses termos e conduzir um projeto de texto que problematizasse, por exemplo, as causas e as consequências da ausência de documentos como a certidão de nascimento ou, por exemplo, a dificuldade de se cadastrar para exercer o ato cidadão de vacinar, uma vez que o site de cadastro exigia o número do cadastro de pessoa física (CPF).

Fonte: O Povo

fim-visualizacao-noticia