As chuvas intensas que caíram em Natal na madrugada desta segunda-feira (13) inundaram a faixa de areia da Praia de Ponta Negra em um trecho que já recebeu as obras de engorda. O alagamento se concentrou entre os quiosques 8 e 15, em frente ao Manary Praia Hotel.
Imagens publicadas por usuários nas redes sociais mostram que a faixa de areia ficou tomada por águas da chuva e sujeira que vieram do sistema de drenagem. Comerciantes e turistas reclamaram também do mau cheiro que ficou no local. Além disso, a força da enxurrada levou o material de um barraqueiro que trabalha no local.
De acordo com Thiago Mesquita, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), o problema aconteceu porque houve uma conexão indevida entre duas caixas dissipadoras de água pluvial que foram construídas na praia junto com a engorda. Trata-se de um erro de execução por parte da empresa contratada para a obra.
Em condições normais, o volume de água deveria ter sido direcionado para a caixa 9, que suporta uma carga maior. De lá, a água segue para ser infiltrada na areia. Mas, com a ligação indevida, a água seguiu para a caixa 8, que não tem a mesma capacidade. Com isso, a água transbordou.
Segundo o secretário, o problema será solucionado pela empresa Coastal, que que executa os serviços de drenagem na praia. O conserto consiste em desfazer a ligação indevida que existe entre os pontos 8 e 9.
“O prefeito Paulinho Freire chamou toda a empresa, chamou os secretários e autorizou que a empresa, com equipe específica e exclusiva, resolva esse problema de conexão e sobrecarga hidráulica no ponto 8”, afirmou Thiago Mesquita, acrescentando que a empresa vai trabalhar 24 horas por dia para solucionar o problema.
Enquanto o problema não for resolvido, novos alagamentos podem ocorrer se chover novamente. “A equipe de engenharia está fazendo a avaliação, para entender se vai ter que desmanchar boa parte do sistema de drenagem ou apenas uma pequena parte desse sistema. Enquanto não for resolvido esse problema de conexão, a carga hidráulica que tem a capacidade de suporte no ponto 9, mas não tem no ponto 8, vai acabar aflorando no ponto 8 e aí a gente terá um problema”, acrescentou.
Esgoto
Ainda segundo Thiago Mesquita, os técnicos da Prefeitura do Natal identificaram que o sistema de drenagem está recebendo esgoto indevidamente. Ele frisa que o sistema foi concebido para receber apenas água da chuva, mas está sendo invadido por material de esgoto.
Uma reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (15), na sede da Semurb, com técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O secretário antecipou que a companhia deverá ser autuada pelo lançamento irregular de esgoto. Outras atuações aconteceram no ano passado.