antes-visualizacao-noticia

“Esta vitória pertence ao povo livre da nossa Trampolim da Vitória”, diz Nilda após ser eleita 1ª prefeita da história de Parnamirim

Prefeita eleita Professora Nilda com vice Kátia Pires em ato no largo da Cohabinal neste domingo (6) - Foto: Reprodução
Prefeita eleita Professora Nilda com vice Kátia Pires em ato no largo da Cohabinal neste domingo (6) - Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história, Parnamirim será administrada por uma mulher. Aos 57 anos, Raimunda Nilda da Silva Cruz, mais conhecida como Professora Nilda (Solidariedade), foi eleita prefeita do município neste domingo (6) com 47.882 votos, o equivalente a 46,92% dos votos válidos. A vice-prefeita eleita na chapa é Kátia Pires (União Brasil).

Logo após a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral, Nilda foi às ruas de Parnamirim. Ao lado de apoiadores, ela caminhou pela cidade até chegar à Cohabinal, onde fica a sede da Prefeitura – de onde ela vai administrar a partir de 1º de janeiro de 2025.

Em seu primeiro discurso como prefeita eleita, Nilda agradeceu pela votação e prometeu honrar os votos com “muito trabalho”. Repetindo o lema da campanha, ela afirmou que vai “devolver Parnamirim às mãos do povo”.

“Nós lutamos muito. Esta vitória pertence ao povo livre da nossa Trampolim da Vitória. Meu muito obrigada! Vocês conhecem a Professora Nilda. Vocês deram este voto de confiança porque sabem que essas duas mulheres vão cuidar de vocês como uma mãe cuida dos seus filhos”, afirmou Nilda, ao lado da vice, Kátia Pires.

Em conversa com a imprensa, Nilda destacou que sua campanha foi “pé no chão”. “É um dia para agradecer a Deus por tudo. Pela força que Deus nos deu de estar lutando contra o sistema político que estava enraizado havia mais de 15 anos. E graças a Deus, o povo de Parnamirim abraçou este projeto. Foi uma campanha muito pé no chão, casa a casa, rua a rua. Tivemos a oportunidade de dialogar com as pessoas, ouvir os anseios do povo de Parnamirim. E estamos ao lado do povo. Gratidão!”, declarou a prefeita.

Agora como prefeita eleita, Nilda se volta para a formação da equipe de transição e do governo que começará em 1º de janeiro. Ela garantiu que seus auxiliares serão escolhidos pelo critério técnico. “Nós vamos formar uma equipe técnica. Faremos tudo como rege a lei. E vamos fazer um trabalho justo para o povo de Parnamirim”, finalizou a prefeita eleita.

Biografia

Raimunda Nilda da Silva Cruz nasceu em 26 de junho de 1967 no distrito de Pedras, município de Morada Nova (CE), mas construiu parcela decisiva de sua vida na cidade de Parnamirim, onde chegou muito jovem.

Quando chegou à cidade, em 1984, trabalhou como empregada doméstica e costureira para ajudar a família e conseguir estudar. Ela se formou em Pedagogia, tendo sido aprovada em seguida em concursos para professora do Estado e do Município.

Filha de agricultores, casada, cristã e mãe de duas filhas, Nilda foi a primeira vereadora negra da história de Parnamirim, entre 2017 e 2020, quando saiu da Câmara para ser candidata a prefeita, conquistando naquele pleito mais de 32 mil votos. Em 2022, foi candidata a deputada federal pelo partido Solidariedade, sendo a mais votada em Parnamirim. E agora em 2024, disputou a Prefeitura pela segunda vez, vencendo o pleito com mais de 47 mil votos.

fim-visualizacao-noticia