
A Vicunha, indústria têxtil que tem uma unidade na divisa entre Natal e Extremoz, informou aos funcionários de sua fábrica no Rio Grande do Norte que vai frear a produção nas próximas semanas.
Segundo o comunicado distribuído aos colaboradores, a decisão ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um tarifaço global, o que incluiu a imposição de taxa de 10% sobre produtos importados do Brasil. As tarifas indicam que haverá uma redução na venda de produtos brasileiros para o mercado americano.
Além do tarifaço, o comunicado da Vicunha cita que os estoques da empresa estão “bastante altos”, o que exige um freio na produção.
No anúncio, a Vicunha dispensa funcionários do trabalho em três datas de abril (dias 18, 19 e 20) e quatro datas de maio (dias 1º, 2, 3 e 4). Em troca, os funcionários terão de trabalhar em feriados que estão marcados para o segundo semestre.
Apesar do anúncio da redução na produção, não foram comunicadas demissões.
“O momento turbulento da economia mundial (com altas tarifações dos EUA) impacta de sobremaneira as empresas ao redor do mundo. Não é diferente com a Vicunha. E nesse momento, precisamos ser resilientes e estar juntos para enfrentar essas turbulências e principalmente manter a empregabilidade de nossos funcionários ao enfrentar essas adversidades”, afirma a empresa, no comunicado aos empregados.
Em outro trecho, a Vicunha esclarece: “É muito importante que os gestores conversem com suas equipes, esclarecendo os motivos dessa decisão, que tem o objetivo principal de manter os empregos e seguir de uma forma segura com nossas operações”.
A 98 FM procurou a Vicunha e aguarda uma manifestação. Assim que a empresa emitir um posicionamento, esta matéria será atualizada.