Os dois presos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados nesta quinta-feira (4) em Marabá, no Pará. A dupla foi detida na BR-222 por agentes que participaram de uma em uma ação conjunta das Polícias Federal e Rodoviária Federal. Testemunhas registraram o momento da prisão dos fugitivos.
A dupla foi cercada quando estava dentro de um carro, nos arredores de Marabá. A caçada por Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 36, ambos do Acre, começou na manhã da quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, e seguiu até esta quinta-feira.
Marabá fica a 1.600 quilômetros de Mossoró (RN). Inquérito da Polícia Federal apontou que os dois receberam ajuda de uma rede de apoio mobilizada pelo Comando Vermelho, facção criminosa a qual eles são integrantes no Acre. Os dois atravessaram três Estados – Ceará, Piauí e Maranhão – para chegar ao Pará, incluindo uma viagem de barco.
Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal.
Os dois presos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados nesta quinta-feira (4) em Marabá, no Pará. A dupla foi detida na BR-222 por agentes que participaram de uma em uma ação conjunta das Polícias Federal e Rodoviária Federal. pic.twitter.com/xsv8vn7mFV
— 98 FM Natal (@98FMNatal) April 4, 2024
Ambos são do Acre e estavam na Penitenciária Federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023, conforme divulgado na época pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.
Fonte: O Globo