antes-visualizacao-noticia

Governo do RN participa do lançamento da campanha para promover Brasil na Europa

Sillas Nóbrega/Emprotur
Foto: Sillas Nóbrega/Emprotur

A governadora Fátima Bezerra participou neste sábado (27), em Paris (França), sede dos Jogos Olímpicos, do lançamento da nova campanha de promoção internacional do Brasil na Europa. As peças publicitárias destacam as belezas turísticas do país, trazendo a Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, como uma das estrelas da divulgação turística brasileira.

O conceito, com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas. A ação publicitária é uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Sebrae.

A governadora Fátima Bezerra explicou que a campanha de promoção do Brasil na Europa terá o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”. Ela destacou a importância da ação na sede dos Jogos Olímpicos para fortalecer a divulgação brasileira na Europa. “Então, enquanto o mundo se volta para Paris, o governo federal faz esta campanha promocional, divulgando os belos destinos turísticos que temos. O Rio Grande do Norte está presente, inclusive com uma das praias mais belas do mundo, que é a Praia da Pipa”, disse.

Além de Pipa e outras praias potiguares, como São Miguel do Gostoso, destacando a prática do surfe e de outros esportes aquáticos, a campanha traz também o Rio de Janeiro (RJ) com referências ao vôlei de praia e ao futebol feminino, passeando por praias da região e ícones como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Outra localidade, Jericoacoara (CE), encanta com as dunas, cenário ideal para os praticantes de kitesurfe. Há ainda o Rio Tapajós, no Pará, no coração da Amazônia, chamando os europeus ao paraíso para a prática de canoagem e a oportunidade de conhecer a floresta, entre outras maravilhas do Brasil.
Dados da Secretaria Estadual do Turismo apontam que, no primeiro semestre de 2024, mais de 29 mil turistas internacionais visitaram o Rio Grande do Norte, por via aérea. Isso representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. “É um momento maravilhoso para que nós, que fazemos o estado, possamos preparar ainda mais estímulos ao setor turístico e à nossa cadeia produtiva para acolher todos esses turistas da Europa que irão ao Rio Grande do Norte”, disse a secretária estadual de Turismo, Solange Portela.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o Brasil está pronto para recepcionar mais turistas estrangeiros e quebrar os recordes anteriores. “Hoje, nos primeiros seis meses do ano, nós já alcançamos quase 3,6 milhões de turistas estrangeiros. Este ano de 2024 é um compromisso do Ministério do Turismo, do governo federal, batermos os recordes de turistas estrangeiros”.

As peças publicitárias serão veiculadas entre os dias 27 de julho e 31 de agosto em mídias diversas, como TV, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas, táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.

O evento de lançamento da campanha publicitária teve a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos presidentes da Embratur, Marcelo Freixo, e do Sebrae, Décio Lima; do ex-jogador Raí e de outras personalidades do esporte. Também participou o subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Júlio Cezar Nunes Júnior, e o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Albuquerque Filho.

Abertura da Casa Brasil

A Casa Brasil receberá atletas e ex-atletas brasileiros, autoridades e visitantes de todo o mundo. A Embratur e o Sebrae são patrocinadores da Casa Brasil, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O Rio Grande do Norte é um dos expositores do espaço.

Decorada com a estética de Sol e Praia, a instalação potiguar dividirá espaço com a do Ceará – os dois estados representam a região Nordeste do Brasil. No local, haverá um filme em painel vertical que vai explorar os destinos turísticos das cidades de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique, além do município de Timbaúba dos Batistas, onde uma estilista convidada apresentará o trabalho das bordadeiras do estado.

Segundo Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), o visitante poderá interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba” para apresentar ao turista internacional a Casa das Bordadeiras – Iracema Soares. “Estamos potencializando os produtos turísticos que temos como o bordado do Seridó, de Timbaúba dos Batistas, que está encantando o mundo”, ressaltou.

As artesãs envolvidas foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris. Já a parte do kitesurf ficará em um espaço instagramável disposto com os equipamentos necessários para a prática esportiva.

A Casa Brasil está instalada no Parc La Villete, em Paris. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.

A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.

Com informações da Embratur

fim-visualizacao-noticia