O Governo do Rio Grande do Norte se instalou temporariamente em Mossoró. A transferência simbólica da sede do governo aconteceu nesta quinta-feira (26), em meio à Festa da Liberdade – celebração anual que rememora importantes marcos históricos de Mossoró, como o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a resistência ao bando de Lampião e o pioneirismo no voto feminino.
A solenidade foi realizada na reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Segundo o governo, com a transferência, serão três dias de atividades, incluindo entregas de obras, visitas e reuniões com técnicos e a população local, abrangendo áreas de infraestrutura, educação, segurança e abastecimento.
A transferência temporária da sede do governo, autorizada pela Assembleia Legislativa, já é tradição no Rio Grande do Norte neste período.
Durante o período de instalação, um dos principais destaques está a entrega da pavimentação da RN-117 – no trecho entre Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado.
A governadora Fátima Bezerra (PT) também aproveitará a ocasião para realizar vistorias em diversas obras e discutir, junto à população, demandas locais que envolvem setores estratégicos, como segurança pública, saúde e educação.
Festa da Liberdade
A transferência do governo coincide com a Festa da Liberdade, celebração anual que rememora importantes marcos históricos de Mossoró, como o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a resistência ao bando de Lampião e o pioneirismo no voto feminino. Esses acontecimentos reforçam o espírito de luta e resistência da cidade e são comemorados com orgulho pela população local.