Por Redação
Os idosos com 60 anos ou mais, que residem em 21 Instituições de Longa Permanência (ILPs) em Natal, começaram a receber nesta segunda-feira (25) a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, cerca de 500 idosos devem ser vacinados até o fim desta semana, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Profissionais do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão realizando a aplicação do imunizante. A demora da SMS no início da imunização desse grupo gerou críticas na semana passada.
Segundo a SMS, a vacinação acontece nas residências cadastradas na Vigilância Sanitária da capital. A previsão é que ao menos seis instituições sejam visitadas por dia pelos profissionais da saúde. A imunização dos idosos institucionalizados é prioritária de acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
“Serão contemplados aqueles idosos que estão em Instituição de Longa Permanência que são cadastradas na Vigilância Sanitária, ou seja, que tenham alvará de funcionamento e licenciamento. E a parceria com a universidade proporcionará a imunização de todos os 500 idosos que temos nessas instituições. Para isso foi feito uma triagem, uma rota, para que todos sejam vacinados ainda essa semana com a garantia de segurança e eficácia para todos os idosos”, explicou Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária.
Nesta segunda-feira, as seis primeiras instituições contempladas pela rota de vacinação foram: Bom Samaritano, Espaço Solidário, Lar do Ancião Evangélico, Jesus Misericordioso, Bem Estar Residencial Geriátrico e Residencial Melhor Idade.