antes-visualizacao-noticia

Janja representa Brasil na ONU e critica falta de mulheres em evento

Primeira-dama Janja Lula da Silva. Foto: Claudio Kbene/PR

A primeira-dama Janja Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (11) a representação do Brasil na CWS, a Comissão para Situação da Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Janja postou nas redes sociais que participou do evento de abertura da CWS e criticou que, ao longo da manhã, cinco homens discursaram, e nenhuma mulher tomou a palavra.

“Abertura da CSW – Comissão para Situação da Mulher. Três homens já falaram, nenhuma mulher. Difícil. Esse é o desafio que enfrentamos. Por mais mulheres nos espaços de decisão e poder”, disse comentando logo depois que cinco homens discursaram.

No entanto, após os discursos dos homens, a indiana Chetna Sinha tomou a palavra, o que a levou ao elogio de “agora sim começou a CSW”.

Ela postou, ainda, um vídeo com a ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, que está chefiando a delegação, explicando que vão participar de “discussões sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres, e também de reuniões bilaterais com diversos países. É o Brasil de volta ao debate mundial pela vida das mulheres”.

No mesmo despacho que escalou Janja para participar da Comissão, Lula também designou a conselheira Luanda Morais Pires, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e a advogada Denise Dourado Dora, especializada em direitos humanos.

Fonte: Gazeta do Povo

fim-visualizacao-noticia