O Hospital Geral Dr. João Machado passou a receber apenas pacientes regulados de outras unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por meio do Sistema de Regulação do Acesso à Assistência em Saúde do Rio Grande do Norte (Regula RN), de acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP). O paciente que for diretamente ao hospital só será atendido se for caso grave, se o quadro for considerando simples, a pessoa será encaminhada para Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais gerais. A mudança ocorreu no início deste mês.
“Com a medida é possível dar visibilidade aos leitos do hospital e aos seus indicadores, além de facilitar o registro, a passagem do caso e o acesso do paciente, conforme prioridade assistencial. É possível hoje receber o paciente de qualquer ponto da Rede de Saúde, com a garantia de que terá a vaga para a internação”, explicou a diretora geral do Hospital João Machado, Leidiane Queiroz.
Antes o paciente vinha diretamente do primeiro atendimento em seu território para o pronto socorro do Hospital João Machado, que atualmente conta com 70 leitos ativos em saúde mental e outros 75 gerais.
“Assim como em qualquer outra especialidade, é necessário seguir avançando na transparência da prestação do serviço para a população, na agilidade da assistência e no acesso do paciente à internação. A regulação centralizada é um importante salto nesses aspectos”, destacou Leidiane Queiroz.