antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] José Dias confirma filiação ao PL e diz que eleição para o TCE foi um dos motivos para deixar PSDB

Deputado estadual José Dias - Foto: YouTube / Reprodução
Deputado estadual José Dias - Foto: YouTube / Reprodução

O deputado estadual José Dias confirmou nesta sexta-feira (14) que vai se filiar ao PL. A filiação, segundo ele, está marcada para o próximo dia 29 de novembro. Ele já recebeu a autorização da Justiça Eleitoral para deixar o PSDB, seu atual partido.

Além de José Dias, outros três parlamentares devem se filiar ao PL na mesma data: Dr. Kerginaldo, Tomba Farias e Gustavo Carvalho, todos de saída também do PSDB. Com a chegada dos novos membros, o PL e o PSDB vão empatar no tamanho da bancada na Assembleia Legislativa: cada um com seis deputados.

Em entrevista à 98 FM nesta sexta-feira, José Dias explicou que três motivos foram fundamentais para a troca partidária. O principal deles é o compromisso que ele tem com a candidatura do senador Rogério Marinho (PL) ao Governo do Estado nas eleições de 2026.

“Nós temos um projeto definido, que é a candidatura de Rogério a governador. E uma das formas de nós darmos voz a esse entendimento, a essa preferência, é fortalecermos o partido que ele preside e comanda no Estado, que é o PL. Esse é o motivo forte e anterior”, afirmou José Dias.

Além disso, o deputado afirmou que a situação dele e de outros deputados de oposição ficou “muito incômoda” dentro do PSDB, já que a maioria dos parlamentares da sigla está na base da governadora Fátima Bezerra (PT), inclusive o presidente do partido e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

“Nós fomos para a campanha com o seguinte entendimento: cada um vai ter liberdade de ter o comportamento que quiser. E fizemos isso. Depois que passou a eleição, ficamos na oposição. Uma parte majoritária ficou no governo. E aí ficou muito incomoda nossa posição dentro do PSDB”, enfatizou.

Por fim, José Dias criticou os integrantes do partido por não terem apoiado de maneira integral a candidatura de Gustavo Carvalho para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No fim de junho, Gustavo perdeu a disputa para George Soares, hoje conselheiro já empossado.

“Teve um motivo recente (para sair do PSDB), que para mim foi fundamental. Tínhamos o candidato do nosso partido, que era Gustavo, e o nosso partido não apoiou. Se o partido não apoiou seu próprio membro para uma eleição do Tribunal de Contas, por que eu vou ficar nesse partido?”, declarou.

Ver no Threads

Prefeito de Ceará-Mirim será herdeiro político

Aos 85 anos, José Dias afirmou ainda que não vai mais disputar mandatos e que, em 2026, vai apoiar o atual prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara (PSD), para ser seu “sucessor” na Assembleia Legislativa. José Dias cumpre seu 10º mandato como deputado estadual.

Herdeiro do capital político de José Dias, Júlio César deixará a Prefeitura de Ceará-Mirim no próximo dia 31 de dezembro, entregando o cargo para o prefeito eleito Antônio Henrique (PSD) – que venceu as eleições de 6 de outubro com mais de 70% dos votos.

fim-visualizacao-noticia