antes-visualizacao-noticia

Justiça espanhola condena homem por racismo contra Vini Jr.

Vini Jr. durante jogo em Valência pelo Campeonato Espanhol - Foto: ESPN / Reprodução

O Real Madrid divulgou nesta 4ª feira (17.jul.2024) que um homem foi condenado pela Justiça da Espanha a 8 meses de prisão por racismo, depois de proferir insultos na internet contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior e o zagueiro alemão Antonio Rüdiger.

De acordo com o clube, a sentença do 5º Tribunal de Instrução de Parla, afirma que o acusado –cuja identidade não foi revelada– introduziu vários pseudônimos para fazer os ataques racistas e insultos contra os jogadores no fórum da edição digital do jornal Marca . Esta é a 2ª vítima de racismo no futebol espanhol.

“O acusado foi considerado preocupado, especificamente, de 2 crimes contra a integridade moral, crimes contra Vinicius Junior e Antonio Rüdiger, ambos agravados por terem agido com motivações racistas e, no caso de Antonio Rüdiger, também desprezando sua religião” , diz um trecho da nota oficial publicada pelo Real Madrid

Além da prisão, o tribunal proibiu a condenação de participar do fórum do jornal por 20 meses. De acordo com a sentença, “a suspensão da pena de prisão ficou sujeita à participação do acusado em um programa de igualdade de tratamento e não discriminação” .

Em junho, a Justiça espanhola proferiu a 1ª denúncia por racismo, referente ao ataque racista contra Vini Jr. no estádio Mestalla em maio de 2023, quando o brasileiro foi xingado de “macaco” durante o confronto entre Real Madrid e Valência.

A Justiça condenou 3 torcedores do Valência a 8 meses de prisão. Eles também deverão pagar multas e não poderão frequentar um estádio de futebol por 2 anos.

Fonte: Poder 360

fim-visualizacao-noticia