A Latam anunciou a suspensão da rota direta entre Natal e Rio de Janeiro (Galeão) a partir de 30 de março de 2025. Segundo a companhia, a interrupção ocorre devido a necessidades operacionais e não tem prazo definido para retomada.
Com isso, o Rio Grande do Norte terá conexão direta com o Rio de Janeiro somente através da Gol, através do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que serve a Grande Natal.
Em nota oficial, a Latam confirmou a suspensão da rota direta por “questões comerciais”, mas garantiu a continuidade de 52 voos semanais conectando Natal a hubs estratégicos como Brasília, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Fortaleza.
A companhia informou que os passageiros com bilhetes para os voos cancelados terão opções de realocação em outras rotas da Latam, com conexões em São Paulo (Guarulhos e Congonhas) ou Brasília. “Os passageiros ainda terão acesso a mais de 50 destinos nacionais e 90 internacionais”, informou a companhia.
Esta é a segunda suspensão de voos anunciada por companhias aéreas no Rio Grande do Norte este ano. Na semana passada, a Azul informou que deixaria de operar no Aeroporto de Mossoró a partir de 10 de março. Em nota, a empresa informou que a suspensão se deve “a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.
Outras conexões
Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), ressaltou que a conectividade do Rio Grande do Norte com o Rio de Janeiro está garantida.
Ele ressalta que, atualmente, são 85 frequências mensais, sendo 13 pela Latam (que serão descontinuadas) e 72 pela Gol, que recentemente adicionou seis novas frequências para essa rota. “Isso mantém o Estado bem abastecido de conectividade”, explicou.
A Azul também reforçará sua operação com 22 voos adicionais para Natal durante o Carnaval, conectando a capital potiguar aos hubs de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).