Mais de 1,5 mil animais silvestres foram retirados, nos últimos 14 meses, da área que será inundada no Complexo de Oiticica, no Seridó do Rio Grande do Norte. O resgate é promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através do Consórcio QS Oiticica.
De acordo com a Semarh, de setembro de 2023 até agora, foram resgatados e salvos mais de 1.500 animais entre cobras, lagartos, tatus e anfíbios. Eles vivem no local que será afetado quando a barragem começar a funcionar.
Uma equipe formada por cinco biólogos realiza, diariamente, o recolhimento de animais na área que será inundada e também verificam os locais onde o trabalho com máquinas está sendo desenvolvido, o que totaliza cerca de 8 mil hectares. Os animais são distribuídos em 78 locais dentro da área de proteção da bacia.
“Entre outros procedimentos, verificamos o estado físico dos animais e se necessitam de cuidados médicos. Em alguns casos, encaminhamos para uma clínica veterinária, onde são avaliados através de um atendimento especializado”, explicou a bióloga Karolynne de Freitas Martins e Silva, coordenadora da equipe. As ações ambientais seguem enquanto houver trabalho ocorrendo na bacia hidráulica de Oiticica.
Ainda de acordo com a bióloga, a preservação da fauna local é fundamental à manutenção do equilíbrio ecológico. O principal benefício dessa atividade é a promoção da biodiversidade, que desempenha um papel crucial na estabilidade dos habitats e na resistência às mudanças climáticas.
“Ao assegurar que os animais sejam salvos e realocados adequadamente, estamos não apenas protegendo a vida silvestre, mas investindo no futuro sustentável de nosso ecossistema, em consonância com as diretrizes do Governo do Estado e com os esforços para garantir um meio ambiente saudável às próximas gerações”, destacou Karolynne.
Também fazem parte da equipe do programa os biólogos Lucas Paulyno da Costa, Luciene Fernandes Campos, Marcell Platini de Azevedo Vilar e Viviane Almeida de Santana.
Obras na barragem
O Governo do Estado está na fase final da construção da barragem Oiticica, no município de Jucurutu, obra que faz parte do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os operários trabalham no último metro do trecho que restava para fechamento da estrutura, até atingir a cota máxima. A obra da barragem está com 99,81% executada.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), gestora das obras do Complexo, reafirma que a barragem será concluída em dezembro deste ano, restando apenas parte de algumas infraestruturas do conjunto de obras, e essas serão finalizadas em 2025.