antes-visualizacao-noticia

Marciano Jr. é multado por impulsionar campanha negativa e suposta fake news contra Nilda nas redes sociais

Candidato a prefeito de Parnamirim Marciano Júnior (Avante). Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Parnamirim Marciano Júnior (Avante) foi condenado pela Justiça Eleitoral por impulsionar campanha negativa e fake news nas redes sociais contra a adversária Professora Nilda (Solidariedade).

Foram duas decisões proferidas nesta terça-feira (1º), com aplicação de multas que totalizam R$ 10 mil. A sentença é da juíza Ilná Rosado da Motta, da 50ª Zona Eleitoral.

Em ambas as sentenças, a juíza concluiu que Marciano Júnior infringiu a lei ao impulsionar publicações com viés de propaganda negativa e fake news contra Nilda no Facebook e no Instagram. Isto é, pagou para distribuir para mais pessoas o conteúdo de ataque contra a adversária. Pela lei, isso não é permitido.

Em uma das publicações, Marciano Júnior espalhou fake news ao afirmar que Nilda seria “petista”. A candidata nunca foi filiada ao PT e disputa a Prefeitura de Parnamirim em 2024 pelo partido Solidariedade. Entre outros ataques, o candidato diz ainda que a adversária é despreparada.

“O que se nota, de todo conteúdo da propaganda eleitoral impugnada, é que quase não se vê textos e falas com fim de promover ou beneficiar o candidato Representado, a não ser no trecho final quando faz o apelo de voto, o que desvirtua a propaganda eleitoral permitida por meio do impulsionamento de conteúdo na internet”, afirmou a juíza.

Em outro post, Marciano Júnior, que é bancário aposentado, se compara a Nilda, sugerindo que ela representa um “banqueiro de histórico duvidoso”.

fim-visualizacao-noticia