A potiguar Ana Rayane dos Santos Medeiros, de 31 anos, que teve complicações da Covid-19 e recebeu transplante de um novo pulmão, em São Paulo, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein dois meses após o procedimento. Ela continuará sendo acompanhada por médicos da capital paulista e há a expectativa de que ela possa voltar ainda em 2021 para o Rio Grande do Norte.
“Ela respondeu muito bem ao transplante, superou as expectativas do grupo que fez a operação no hospital de São Paulo. Ela só estava no hospital por conta das medicações. O Hospital forneceu os remédios para que ela fosse para casa enquanto o marido, que já deu entrada na solicitação dessas medicações, consiga que esse processo ande e receba as medicações”, explica o cirurgião cardiovascular Renato Max Faria, que acompanha a paciente desde o início do tratamento. Ela vai ficar numa pousada custeada por uma equipe médica de Natal.
Natural de São Vicente, Seridó potiguar, Ana teve complicações pós Covid-19 durante a sua gestação. Ela chegou a dar a luz a sua filha na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e foi intubada três dias depois para se recuperar da doença. Com insuficiência nos pulmões, ela não conseguia mais respirar sem a ajuda do aparelho ECMO, que foi utilizado e ganhou notoriedade após o humorista Paulo Gustavo, que faleceu em 4 de maio de 2021, ter sido tratado com o equipamento. O ECMO não é ofertado pelo SUS e o tratamento só foi possível após judicialização.
Segundo Renato Max Faria, a potiguar fará exames periódicos para que possa ser avaliada a possibilidade de retorno para o Rio Grande do Norte.
Atualmente, ela continuará fazendo processos fisioterapêuticos e outros exercícios para que Ana Rayane possa retomar suas atividades. O marido de Ana Rayane está em São Paulo desde 11 de agosto, momento em que a potiguar foi transferida após decisão judicial para capital paulista.
Fonte: Tribuna do Norte