Natal recebe congresso de Educação com palestras de Martha Gabriel e Clóvis de Barros

Palestrantes Martha Gabriel e Clóvis de Barros vão participar do Congresso Sesc de Educação - Foto: Reprodução
Palestrantes Martha Gabriel e Clóvis de Barros vão participar do Congresso Sesc de Educação - Foto: Reprodução

O Sesc RN realizará nesta semana, em Natal, o Congresso Sesc de Educação. Neste ano, o tema será “Educação 5.0: Conectando Saberes, Pessoas e Tecnologias”. A palestra de lançamento será com renomada professora Martha Gabriel. Além disso, o evento terá palestrantes locais e nacionais, alguns com visibilidade internacional.

O objetivo do evento é expandir a partilha do conhecimento e a experiência da Rede Sesc de Educação, tendo em vista o reconhecimento nacional e local.

A organização trouxe temas diversos, ricos e atuais, com foco na Educação 5.0, ou seja, a inserção da tecnologia sem esquecer as habilidades socioemocionais das pessoas, na resolução de problemas diários, no trabalho em equipe, no desenvolvimento do protagonismo, entre outros.

O evento será realizado no Hotel Holiday Inn.

Palestrantes

Martha Gabriel é quem dá o pontapé inicial dos conteúdos programáticos. Ela é pesquisadora, escritora, professora e empreendedora. É considerada um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil. A palestra que ela irá ministrar segue o tema “A (r)evolução digital na educação”.

Quem encerra a programação é o filósofo Clóvis de Barros. Ele é doutor, livre-docente na área de Ética pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O paulista é palestrante há mais de 10 anos na área corporativa e também é consultor. Já publicou mais de 25 livros, sobre filosofia, comunicação e ética. A sua palestra, uma das mais esperadas, terá como tema “Conceito, Atitude e Identidade”.

Outros destaques da programação do Congresso Sesc de Educação são:

  • Iana Chan, do PrograMaria: Eleita a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards, pelo seu trabalho na busca por mais diversidade de gênero na área da tecnologia. O tema tratado será Inteligência Artificial Generativa
  • Bebel Barros, do Instituto Alana: Especialista em Infâncias e Natureza e coordenadora da Sociedade Brasileira de Pediatria. Sua palestra terá como tema o Desemparedamento das Crianças
  • Débora Garofalo: Considerada uma das 10 melhores professoras do mundo em 2019, ela é consultora educacional de inovação e políticas públicas. O tema tratado por ela será “Educação 5.0: Caminhos para inovar na sala de aula”
  • Renata Capovilla: É uma das referências no desenvolvimento e implementação de estratégias pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Seu tema será: “Educação 5.0: Estratégias ativas e inovação”

Um diferencial do Congresso do Sesc RN é sua característica inter-regional, tendo em vista que terá presença de representantes de outras regiões do Brasil e do departamento nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc). Além disso, o destaque local da programação é o RoboEduc, que promoverá uma roda de diálogo sobre Robótica Educacional.

O Congresso Sesc de Educação conta com patrocínio de FTD Educação, SM Educação e Editora Timbú e apoio de Café Santa Clara. Os ingressos para os dois dias do Congresso esgotaram faltando 45 dias para a abertura.