A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) usou as redes sociais neste fim de semana para justificar seu voto a favor da volta do Dpvat. No último dia 9, a Câmara dos Deputados aprovou a volta do seguro, agora com o nome Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (Spvat). A aprovação aconteceu com 304 votos a favor e 136 contrários.
Na publicação, Natália Bonavides ressaltou que o Spvat “protege motoristas, passageiros e pedestres” e, portanto, “é bom pra todo mundo”. “O Spvat irá garantir às vítimas de acidentes de trânsito indenização, cobertura de tratamento fisioterapêutico, de medicamentos e de demais medidas terapêuticas, desde que eles não sejam cobertos pelo SUS”, enfatizou a parlamentar.
“Imagine uma pessoa morrer em um acidente de carro e sua família não ter nenhum auxílio nessa situação? O Spvat assegura o amparo a todas as pessoas, sobretudo para as que não dispõem de outros seguros. Quando foi extinto, esse seguro custava R$ 5,00 por ano, ou seja, por apenas esse valor os motoristas contribuíam com garantir dignidade para as vítimas de acidentes e de suas famílias”, afirmou Natália.
Ela finalizou dizendo: “O seguro que aprovamos indenizará a família em caso de morte (inclusive auxilia nos serviços funerários), indenizar a vítima em caso de invalidez causada pelo acidente e financiar tratamento de reabilitação laboral da pessoa vítima de acidente. SPVAT é mais proteção no trânsito!”.