antes-visualizacao-noticia

“Novo normal” não tem data definida, diz Pasternak

Em entrevista ao programa 12 em Ponto 98 desta terça-feira (18), a doutora em microbiologia e diretora do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, afirmou que não se deve aguardar uma vacina para retomar as atividades normais.

Segundo Natália, como não há previsão sobre a distribuição de vacina contra a covid-19, não se deve colocar uma data como condição para a abertura de escolas, comércio ou outras atividades. A especialista afirma que é muito provável que se tenha bons resultados com as vacinas que estão em teste ainda esse ano, mas essa ainda é uma probabilidade e não uma certeza, “então não se deve colocar a vida em torno disso”, diz a especialista.

Ela afirma ainda que no Brasil a quarentena não foi bem implementada, o que acabou exaurindo as pessoas, e que se houvesse ocorrido um “lockdown” mais rigoroso no início da pandemia o país estaria numa posição mais próxima aos que já fazem a reabertura em segurança, como Alemanha, Nova Zelândia e Coreia do Sul, que conseguiram baixar a taxa de transmissão de covid-19.

Confira a fala da especialista:

 

fim-visualizacao-noticia