Todo ano, o WhatsApp faz uma revisão dos sistemas operacionais (softwares) que serão compatíveis com o seu serviço e informa os novos requisitos de operação. Consequentemente, essa medida faz com que alguns aparelhos antigos deixem de ter o app de mensagens funcionando.
Embora possa ser assustador, esse é um procedimento normal e o WhatsApp diz que informa o usuário antes de perder o acesso total.
Atualmente, o serviço é compatível com os sistemas Android 4.1 ou superior, iPhones com iOS 12 ou superior e KaiOS 2.5.0 ou posterior.
⚠️Mas atenção: no caso do Android, a partir de 24 de outubro de 2023, o WhatsApp funcionará apenas em aparelhos com a versão 5.0 Lollipop e superior, deixando de operar no 4.1.
Por que isso acontece?
O WhatsApp explica que, anualmente, verifica os softwares Android e iOS (iPhone) mais antigos e com menos utilizadores.
Após fazer o levantamento, o aplicativo pode deixar de receber atualizações de segurança, o que é um problema para o usuário, já que a correção de falhas ocorre constantemente em qualquer aplicativo.
Além disso, sistemas operacionais antigos não terão capacidade para executar as novas funcionalidades que o WhatsApp ganhar.
Segundo a empresa, esse procedimento é normal no “setor tecnológico”.
Como sei que o meu celular não é mais compatível?
Para saber se o seu celular deixará de ter o serviço funcionando, a empresa recomenda o usuário a entrar na Central de Ajuda do WhatsApp, onde tem uma nota informando os novos requisitos e a data que eles entrarão em vigor.
“Se deixarmos de prestar suporte para o seu sistema operativo, iremos enviar uma notificação algumas vezes no sentido de atualizar o dispositivo para continuar a utilizar o WhatsApp”, explica o serviço.
Como verificar o sistema operacional
No Android, siga este passo a passo:
- Abra o app de “Configurações” do celular;
- Em seguida, toque em “Sobre o dispositivo” e, depois, “Versão do Android”;
- Por fim, verifique a “Versão do Android”.
No iPhone (iOS), siga este passo a passo:
- Toque no app “Ajustes”;
- Depois, clique em “Geral” e “Atualização de Software”;
- Em seguida, verifique a última versão instalada.
Fonte: g1