antes-visualizacao-noticia

Prefeito e pai são mortos a tiros após atentado em João Dias, no interior do RN

Prefeito de João Dias (RN), Marcelo Oliveira (União) - Foto: Reprodução
Prefeito de João Dias (RN), Marcelo Oliveira (União) - Foto: Reprodução

O prefeito Marcelo Oliveira, candidato à reeleição pelo União Brasil no município de João Dias (RN), morreu após ser baleado na manhã desta terça-feira (27) em um atentado. O crime aconteceu no próprio município, que fica no Alto Oeste potiguar, localizado a cerca de 365 km de Natal.

A 98 FM apurou que o prefeito foi levado para um hospital em Catolé do Rocha, na Paraíba, que fica a 15 km de distância, mas ele não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

No mesmo atentado, o pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, também foi atingido e morreu ainda no local. Ele foi baleado na cabeça.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), as circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas. “A motivação também está sendo investigada”, afirma a pasta.

Em nota, a Sesed informou também que “já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado a tiros”.

Femurn pede investigação rigorosa

Em nota, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) disse ter recebido a notícia com “profundo pesar e consternação”.

“Este ato de violência extrema não só ceifou a vida de dois cidadãos dedicados à sua comunidade, mas também atacou, mais uma vez em nosso Estado, os pilares da democracia e da paz social“, diz a entidade.

A federação diz ainda compartilhar dos sentimentos “de tristeza e indignação.

“Condenamos veementemente este ato de violência e cobramos das autoridades competentes uma investigação rigorosa e rápida, para que os responsáveis por este crime hediondo sejam identificados e levados à Justiça, garantindo que a impunidade não prevaleça”, declarou a Femurn.

Histórico

Eleito em 2020, o prefeito de João Dias renunciou ao cargo em julho de 2021. A vice, Damária Jácome, assumiu a vaga. Depois, porém, o prefeito alegou que havia renunciado sob ameaça de uma organização criminosa da qual a vice faria parte. Ele, então, acionou a Justiça para anular o afastamento.

Em outubro de 2022, a Justiça acatou argumentos do prefeito e determinou o retorno dele ao cargo. Desde então, ele vinha exercendo o mandato. Atualmente, a vice Damária Jácome é candidata a prefeita pelo partido Republicanos.

Vários integrantes da família de Damária Jácome são investigados pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte pelo suposto envolvimento com organização criminosa, voltada principalmente ao tráfico de drogas.

Dois irmãos da vice-prefeita, inclusive, foram mortos em confronto com a Polícia Civil na Bahia em outubro de 2021.

Além dos irmãos, o pai de Damaria também é acusado de envolvimento com o crime. Ele é vereador no município.

A própria Damária também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo, mas está em liberdade por decisão da Justiça.

fim-visualizacao-noticia