antes-visualizacao-noticia

Prefeitura do Natal atende toda a demanda e acaba com sorteio para creches pela 1ª vez após 10 anos

Prefeitura do Natal atendeu toda a demanda por creches após 10 anos realizando sorteios - Foto: Ilo José / Prefeitura do Natal
Prefeitura do Natal atendeu toda a demanda por creches após 10 anos realizando sorteios - Foto: Ilo José / Prefeitura do Natal

Pela primeira vez após 10 anos, a Prefeitura do Natal não realizou sorteio para decidir quais crianças poderiam se matricular em creches. Com a abertura de novas vagas em creches públicas e a contratação de unidades privadas, toda a demanda para o ano letivo de 2025 foi atendida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram matriculadas 6.758 crianças na educação infantil (até 3 anos de idade) e 8.915 na pré-escola (4 e 5 anos). Nenhuma criança ficou sem matrícula.

No ano passado, como ainda não havia vagas suficientes, 1.208 crianças haviam ficado sem matrícula. Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para participarem do sorteio. Mas só foram disponibilizadas 3.749 vagas para quatro etapas de educação infantil (até 3 anos). Para os demais públicos, não houve necessidade de sorteio em 2024.

Para suprir a demanda, a Prefeitura abriu novas vagas em creches já existentes e também nas que foram inauguradas no fim do ano passado. Além disso, credenciou 21 creches particulares dentro do Projeto Pré-Escola para Todos (PPEPT). No caso das creches privadas, elas vão abrigar 500 crianças, sendo 300 para a etapa creche e 200 para a pré-escola.

O sorteio de vagas em creche existia em Natal desde o ano letivo de 2015 e perdurou durante as gestões dos ex-prefeitos Carlos Eduardo (2015 e 2016) e Álvaro Dias (2017-2024). Durante a campanha eleitoral do ano passado, o prefeito Paulinho Freire (União) se comprometeu a encerrar a prática.

Prefeito exalta fim do sorteio

Nesta terça-feira (18), durante a leitura da mensagem anual à Câmara Municipal, Paulinho Freire exaltou o fim dos sorteios. “Além de marcar o início dos trabalhos do Legislativo Municipal, é também o primeiro dia do ano letivo de 2025 em nossa rede municipal de ensino. E hoje eu venho a esta Casa para dizer e comemorar uma grande conquista nesse primeiro dia do ano letivo. Todas as famílias que procuraram vaga nas creches municipais para suas crianças foram atendidas”, afirmou o prefeito de Natal.

fim-visualizacao-noticia