A Prefeitura do Natal multou três empreendimentos nos bairros de Areia Preta e Mãe Luiza, na Zona Leste da cidade, por lançamento de esgoto na rede de drenagem. O material impróprio estava desaguando na Praia de Areia Preta.
De acordo com a Prefeitura, os três imóveis foram autuados com multas por infração gravíssima, variando de R$ 10.414,15 a R$ 51.555,22.
O flagra do descarte irregular de esgoto pelos empreendimentos foi feito na última terça-feira (2) por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Condomínio
Um dos empreendimentos é o Condomínio Infinity Areia Preta, que foi flagrado por fiscais despejando esgoto in natura diretamente na drenagem. A gravidade da situação também levou à formalização de uma denúncia criminal, enviada ao Ministério Público.
Motel e restaurante
Outra irregularidade foi encontrada no Raru’s Motel Via Costeira. Segundo a fiscalização, esgoto estava sendo lançado na boca de lobo. Em seguida, os fiscais se dirigiram à Av. Governador Silvio Pedroza, onde constataram que havia chegada do esgoto na praia.
Além disso, os fiscais identificaram no restaurante Muquecas que o descarte de um dos lavatórios do estabelecimento estava sendo feito diretamente na boca de lobo.
Em um condomínio da área, foi constatado que a tubulação de drenagem estava preenchida com material de esgoto contínuo, enquanto a de esgoto estava vazia. Um teste foi feito com corante, que confirmou o despejo desse esgoto diretamente na praia.
Prefeitura do Natal multa condomínio, motel e restaurante por despejo de esgoto em Areia Preta
— 98 FM Natal (@98FMNatal) July 3, 2024
Teste feito com corante confirmou o despejo do esgoto diretamente na rede de drenagem e, consequentemente, na praia. pic.twitter.com/tVMxUU3cdG
Conserto do problema
Os empreendimentos agora terão o prazo de 72 horas para resolver o problema encontrado. Caso não seja resolvido, os fiscais retornarão ao local para tamponar as tubulações para cessar o lançamento dessas águas. A Semurb realizará essas vistorias semanalmente, incluindo outros condomínios e imóveis da região, até que toda a bacia de Mãe Luiza seja completamente inspecionada.
Como denunciar?
Cidadãos que desejem denunciar outras infrações ambientais podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]. Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.