Proposta de título de Cidadão Natalense para Bolsonaro sai de pauta na Câmara após protesto

Plenário da Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (9) - Foto: TV Câmara / Reprodução
Plenário da Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (9) - Foto: TV Câmara / Reprodução

A proposta de concessão do título de Cidadão Natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu da pauta de votações da Câmara Municipal nesta quarta-feira (9). De acordo com o vereador Subtenente Eliabe (PL), propositor da homenagem, uma nova tentativa de votação deverá ser realizada na próxima sessão, que acontece na quinta-feira (10).

Eliabe busca agilizar a votação para que o título de Cidadão Natalense seja entregue a Bolsonaro na próxima sexta-feira (11), quando o ex-presidente chega ao Rio Grande do Norte para uma agenda de dois dias.

Durante uma sessão tumultuada, marcada por bate-boca entre os vereadores e por um protesto nas galerias, Subtenente Eliabe desistiu do requerimento de urgência para a votação. Isso porque não havia votos suficientes para a aprovação – por regimento, para aprovar uma urgência são necessários 20 votos, do total de 29 vereadores.

O requerimento de urgência proposto por Eliabe é um instrumento previsto no regimento da Câmara para agilizar a votação de projetos. Quando é aprovada a urgência, as comissões temáticas precisam emitir seus pareceres no plenário, de forma oral, de modo que toda a análise da proposta acontece em uma única sessão.

Se a urgência não for aprovada, o projeto que entrega o título de Cidadão Natalense a Bolsonaro ainda terá de passar pela Comissão de Educação, que só se reúne a cada 15 dias. Na segunda-feira (7), a Comissão de Justiça aprovou a proposta.