antes-visualizacao-noticia

PSDB busca nova empresa para realizar prévias após teste pouco “satisfatório” com segundo aplicativo

Havia condição de que novo aplicativo contratado suportasse bem o “teste de estresse” do sistema ao qual seria submetido

Novo aplicativo contratado apresentou falhas - Foto: Reprodução

Os testes com o novo aplicativo de votação do PSDB, feitos durante a madrugada desta quarta-feira (24) não foram considerados “totalmente satisfatórios” pelo comando do partido. Por causa disso, a novela da votação das prévias presidenciais voltou à estaca zero.

Os dirigentes tucanos vão se reunir nesta manhã com outras empresas para tentar encontrar uma alternativa para retomar o processo de escolha do candidato da legenda para a disputa presidencial de 2022. A meta original era concluir a votação no próximo domingo (28).

Depois que o aplicativo da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apresentou falhas nas prévias de domingo, o PSDB decidiu procurar outra empresa para executar o serviço.

A primeira opção foi a Relatasoft, mas havia a condição de que o aplicativo suportasse bem o “teste de estresse” do sistema ao qual seria submetido. Mas, segundo o PSDB, os resultados atingidos não foram suficientes para sua adoção.

“Em relação à empresa de votação eletrônica para as prévias do PSDB, os testes realizados durante toda noite e madrugada não foram totalmente satisfatórios. Em reuniões confirmadas já para o início dessa manhã, o PSDB e campanhas já programam testes com a nova empresa. Outras entidades também já estão contatadas”, informa nota oficial da legenda.

O problema prolonga o desgaste enfrentado pelo PSDB por não conseguir um desfecho para suas prévias presidenciais. Disputam as prévias os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. E os três candidatos têm deixado clara sua pressa para que uma solução seja encontrada o mais rápido possível, justamente para minimizar o prejuízo político causado à imagem do partido.

Além disso, os tucanos têm se desgastado internamente com a divisão entre os grupos que apoiam especialmente as campanhas de Doria e Leite. O escolhido pelas prévias terá o desafio de, antes de impulsionar sua campanha presidencial, curar as feridas causadas entre os tucanos por conta do acirramento da disputa pela vaga de candidato.

fim-visualizacao-noticia