A cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023), realizada na última sexta-feira (27), em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), celebrou a conquista dos alunos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 111 medalhas obtidas pelos estudantes da rede estadual, evidenciando o alto desempenho das escolas públicas potiguares.
Entre as redes de ensino participantes, a estadual ficou em primeiro lugar no ranking geral de medalhas, superando as redes municipal, que conquistou 95 medalhas, e federal, com 85. Além disso, as escolas privadas do estado somaram 129 medalhas. A cidade de Natal se destacou com 23 medalhas distribuídas entre as escolas estaduais, enquanto a Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, de Mossoró, obteve o maior número de premiações, com cinco medalhas, incluindo uma de ouro.
Das medalhas conquistadas pela rede estadual, 80 foram de bronze, 25 de prata e seis de ouro. Esses resultados ressaltam o potencial dos estudantes em diferentes níveis de desempenho na matemática. A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista, enalteceu o impacto da competição na formação dos alunos. “A Olimpíada é uma oportunidade única para nossos jovens. Ela não só desafia seus conhecimentos, mas também abre portas para novas perspectivas acadêmicas e profissionais e mostra o caminho para o êxito escolar. A conquista de 111 medalhas é motivo de grande orgulho e é um indicativo do nosso compromisso com a melhoria contínua da educação pública”, ressaltou.
Além dos estudantes, professores e escolas da rede estadual também foram reconhecidos por suas contribuições. Cinco professores serão premiados, e oito escolas, como Vicente de Fontes, Imperial Marinheiro e Floriano Cavalcanti, receberão homenagens pela preparação dos alunos.
OBMEP
Criada em 2005, a OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Rio Grande do Norte, a iniciativa conta com o suporte do Departamento de Matemática da UFRN e das secretarias de educação estadual e municipal.
Fonte: Consed