Renatinho Potiguar, treinador do América, participou do Tocando a Bola da 98FM e falou sobre o inicio da temporada no time rubro.
Autoestima
” Uma das coisas que a gente sente muito no América e eu falei isso na posse do Souza é o pensamento negativo. Parece que o torcedor já vai para a competição com aquele pensamento e isso é muito complicado. A gente entende o lado do torcedor, realmente nesses ultimos anos a coisa não tem funcionado, a gente entende que o torcedor está muito desgastado e a gente espera que com a vinda de Souza a gente resgate a autoestima. Claro que vai depender muito de resultados, mas iniciar uma temporada com uma autoestima melhor já é um bom começo”.
Elenco
” Está tudo caminhando dentro do planejado, ainda temos algumas carências e estamos esperando a chegada de mais alguns atletas. Acredito que a montagem de um elenco é a parte mais dificil, eu sou muito favorável a manutenção de um ano para o outro e trazer alguns reforços, mas infelizmente não foi possível. A gente acabou perdendo muitos atletas, as contratações passam muito por minha indicação, por indicação do Moura, do próprio Ramalho. Agente procurou manter o setor defensivo que é sempre mais dificil especialmente da forma que eu gosto de jogar, pressionando um pouco mais e isso dificulta um pouco mais a linha defensiva e a gente manteve lá atrás e isso facilita demais. O setor defensivo foi a minha grande dificuldade na minha chegada no América”.
Zé Eduardo
” A gente trouxe o Thiaguinho que foi do Globo e que tem um potencial muito parecido com o do Luis Henrique, muita força, uma arrancada muito boa, muita potência, mas estamos tentando trazer outro atacante de velocidade, que deve vir de São Paulo. Zé a gente espera que chegue o mais rápido possível, é um jogador de muita qualidade e dispensa comentários. Apesar da juventude já mostrou muita qualidade”
Estádios
” A gente tem colocar a relação dos estádios onde o América pode atuar. Não vamos ter condições de estrear na Arena das Dunas, o gramado só vai ser liberado dia 21 de janeiro e a gente deve perder quatro rodadas sem poder já lá, a metade do turno. Estamos esperando algumas situações da Arena América, a reforma do gramado que está sendo concluída, a empresa ficou de entregar o gramado em boas condições lá para o dia 3 ou 4 de janeiro então daria tempo para a estreia do Estadual, mas ainda não tem nada confirmado”
Nazarenão
” É uma situação. Dentro de Natal o América não tem opção, a Arena das Dunas sem condições, Arena América ainda nesse impasse e ai sobrou o Barrettão e o Nazarenão e o presidente preferiu o Nazarenão que vai ser reformado a partir do dia 18 para dar condições para o Estadual”.
Sem condições de revelar
“O América não tem condição de revelar ( jogadores ) você consegue revelar atletas quando você tem uma estrutura de categoria de base muito boa. Como é que vou revelar jogador se ele fez quatro jogos na temporada? Não tem condição, então é preciso um pouquinho de calma. Situação da categoria de base é muito dificil, tem que criar situações para que aquilo funcione. A gente sabe que o investimento hoje tem que ser no profissional, agora tem que se criar alternativas para a base funcione, alguma parceria que faça a base funcionar com característica profissional”
Estadual
” O Estadual sempre foi um divisor de águas para os dois clubes ( América e ABC ) independente da situação. A cobrança não é de hoje, é de sempre especialmente no Campeonato Estadual. A nova fórmula vai dar um ânimo melhor principalmente nas últimas rodadas. Geralmente um Estadual com duas equipes indo para as finais nas ultimas rodadas acaba ficando aquele jogo morno principalmente no segundo turno quando você nem vai para a final e nem cai. Com quatro vagas até a última rodada você vai ter esperança de classificar, o que vai dar uma motivação muito melhor. Achei importante demais essa mudança”.