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Restaurantes que tiveram nomes alterados no iFood por mensagens de apoio a Bolsonaro serão ressarcidos

Entregador da Ifood — Foto: Divulgação

Os restaurantes que tiveram seus nomes alterados por mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contrárias à vacina no iFood serão ressarcidos, disse a empresa nesta quinta-feira (4).

O problema ocorreu na noite da última terça. Ao g1, a empresa disse que ainda está avaliando os impactos aos estabelecimentos parceiros.

“A empresa informa que os pedidos cancelados por conta do incidente serão devidamente ressarcidos”, disse o iFood. A plataforma disse que essa é uma prática normal quando acontece alguma questão envolvendo o sistema do aplicativo.

Restaurantes têm nomes alterados no iFood por mensagens de apoio a Bolsonaro e contra vacina; empresa afirma ainda que os nomes corretos ‘estão sendo restabelecidos’ — Foto: Reprodução

Em nota, o iFood disse que as mudanças atingiram 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma e foram feitas indevidamente por meio de conta de funcionário de prestadora de serviço.

Segundo a empresa, a conta do funcionário “tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.”

O iFood afirmou que não houve vazamento de dados de clientes ou entregadores.

A empresa garantiu também que os meios de pagamento dos clientes estão seguros. “Eles não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”, acrescentou.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) disse ter recebido com preocupação a notícia de que 6% dos estabelecimentos tiveram os nomes alterados no iFood e pediu que os restaurantes sejam compensados pelo prejuízo.

“Além dos óbvios prejuízos financeiros (que, esperamos sejam compensados pelo aplicativo) e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada”, disse em nota a Abrasel.

A associação também pediu a revisão dos procedimentos de segurança no iFood e em outros apps de delivery para que dados de restaurantes e clientes sejam protegidos.

Fonte: G1

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