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RN caiu no Ideb porque não adotou aprovação automática na pandemia, diferente de outros estados, explica Seec

Em 2021, o RN teve índice de aprovação de 75%, em média, enquanto outros estados tiveram índice perto de 100%

Secretário estadual de Educação, Getúlio Marques - Foto: Elisa Elsie / Governo do RN

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec) se posicionou neste fim de semana sobre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Divulgados na última sexta-feira (16), os números mostram que o ensino médio oferecido pela rede estadual de ensino ficou na lanterna do País, com nota 2,8. Com o resultado, o Estado ficou bem longe da meta, que era 4,4. Há dois anos, a nota tinha sido 3,2.

Em nota, a Seec afirma que o fato de o Estado não ter adotado aprovação automática dos alunos em 2021, durante a pandemia, empurrou a nota para baixo. A aprovação automática foi adotada apenas em 2020. Outros estados que adotaram o mecanismo nos dois anos inflaram seus números, o que deixou o RN na lanterna. A pasta enfatiza que o Ideb é composto por índices de aprovação dos alunos e desempenho nas provas de português e matemática.

Em 2021, o RN teve índice de aprovação de 75%, em média, enquanto outros estados tiveram índice perto de 100%.

Outro fator que interferiu nos resultados, de acordo com a Secretaria de Educação, foi a suspensão das aulas presenciais. Em 2021, quando os testes foram aplicados, muitas escolas ainda estavam com ensino remoto, o que reduziu a adesão dos alunos.

No RN, por exemplo, as escolas de ensino médio em tempo integral e as que ofertam educação profissional, com histórico de bom desempenho, tiveram dificuldades para a participação de 80% dos alunos. A média de participação nacional foi de 73%. No Estado, somente uma das 59 de tempo integral teve sua nota computada, claramente reduzindo a média do Estado.

Desempenho dos alunos melhorou

Considerando apenas o desempenho dos estudantes, o Estado melhorou em 2021 seu desempenho em relação ao Ideb de 2019.

“Destaca-se que as escolas das redes de ensino do RN, especificamente as que dispõe de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, registraram avanços na proficiência em língua portuguesa, com ganhos de +13,8 e +10,9 pontos respectivamente, e na aprendizagem da matemática, com ganhos de +9,3 e +8,6 pontos em cada etapa de ensino. Por sua vez, o ensino fundamental anos finais da Rede Estadual obteve crescimento na aprendizagem de +6,4 em língua portuguesa e + 0,4 em matemática. No ensino médio a rede estadual cresceu +4,4 em língua portuguesa e 0,8 em matemática. Somente seis estados brasileiros avançaram no aprendizado em matemática e língua portuguesa ao mesmo tempo. O RN é um deles. Estamos entre os quatro únicos que cresceram. Ainda longe da meta, mas no caminho certo”, afirma a pasta, em nota.

“Mesmo considerando crescimento constante na aprendizagem entre 2013 e 2021, nossos indicadores e posição no ranking nacional sempre foram desafiadores, tornando-se necessário um impulso mais acelerado para o atingimento de desempenho acima da média nacional e mais próximo da meta estabelecida para o IDEB. Esse é o caminho que buscamos no RN”, frisa Getúlio Marques, secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

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